Mudaria o Natal ou mudei eu?

Autores

Palavras-chave:

Crônica, Oswaldo de Camargo, Machado de Assis, Maria Leopoldina Machado

Resumo

À memória de Maria Leopoldina Machado, mãe de Machado de Assis.
-
Menino pobre do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, mestiço de pardo com mulher branca, como tantos outros de seu século, que é o XIX, entre as milhares de perguntas possíveis sobre a vida de Machado de Assis, sobretudo os “seus dias de pequeno”, apresenta-se a curiosidade de saber como seriam seus Natais, por exemplo, a partir de 1845, quando ele teria seus seis, sete, oito anos, antes da morte de Maria Leopoldina, sua mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo de Camargo, Museu Afro Brasil

Nasci em Bragança Paulista, SP, em 1936. Dos 12 aos 17 anos estudei no Seminário Menor Nossa Senhora da Paz, em São José do Rio Preto, de onde sai em 1954. Sou herdeiro de buscas culturais de negros do País que, no início do século XX, começaram a reavaliação da situação do elemento afro-brasileiro e partiram para uma tentativa de inseri-lo social e culturalmente, tendo como armas sobretudo agremiações de cultura, jornais alternativos para a coletividade, teatro negro, a literatura, sobretudo a escrita por poetas de temática afro-brasileira, como Lino Guedes e Solano Trindade. Estreei minha carreira de poeta em 1959, época onde era diretor de cultura da Assosiação Cultural do Negro e revisor do Jornal Estado de S.Paulo, empresa onde iniciei minha carreira no jornalismo. Na prosa estreei em 1972 e em 1978 com novela. Tive, editado em 1987, pela Secretaria de Estado da Cultura O NEGRO ESCRITO - Apontamentos sobre a presençado negro na literatura brasileira. Tenho poemas traduzidos para o alemão, francês e espanhol. Em 1998, recebi, da Secretaria de Cultura de Santa Catarina, a "Medalha Cruz e Souza". Hoje sou coordenador de literatura do Museu Afro Brasil, em São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Camargo, O. de. (2013). Mudaria o Natal ou mudei eu?. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(1), 88–89. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/CTB0002

Edição

Seção

Contribuições de Membros do Comitê Científico-Cultural