Os Gêneros do Discurso nas Aulas de Língua Portuguesa da Escola do Campo

Autores

  • Carla Eliana da Silva Tanan

Palavras-chave:

Educação do campo, Gêneros do discurso, Ensino

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado no contexto escolar observando as práticas desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa do nono ano (8ª série) do ensino fundamental II, de uma escola rural do município de Itaberaba-Ba. A pesquisa tem por o intuito analisar quais as práticas desenvolvidas nas aulas de língua portuguesa da escola do campo e como o estudo dos gêneros discursivos são contemplados nestas aulas. O trabalho tem como pressupostos teóricos autores que discutem a educação do campo e o estudo do gênero sob a perspectiva bakhtiniana e autores que contribuem para o estudo a respeito da temática gêneros discursivos e ensino de Língua Portuguesa. A metodologia desenvolvida para a coleta e análise dos dados ocorreu através do estudo qualitativo de base etnográfica. Após a coleta realizou-se a análise dos dados encontrados tomando por base o referencial teórico adotado conforme supracitado. Foi possível constatar que trabalho desenvolvido nas aulas, ainda é insipiente pouco tem contribuído para a ampliação e apropriação do conhecimento sobre os gêneros do discurso, principalmente os gêneros do discurso da escrita. Notamos também que a prática desenvolvida ainda não contempla o currículo da educação do campo.

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Biografia do Autor

Carla Eliana da Silva Tanan

Professora Mestre em Estudo de Linguagens((2016). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2010), Especialização em Literatura e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua, Linguagem e Cultura (GELLC/ UNEB).

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Publicado

2016-06-20

Como Citar

Tanan, C. E. da S. (2016). Os Gêneros do Discurso nas Aulas de Língua Portuguesa da Escola do Campo. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(5), 47–61. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ARTOPR16.1.3