Índio Cara Pálida ou Cara de Índio: Uma Breve Análise dos Discursos sobre a Temática Indígena das Letras de Música Popular Brasileira.

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Instituto Federal Sertão, Pernambuco - IF–PE, campus Petrolina Zona Rural

Palavras-chave:

Interpretação de Textos, Letras de Música, Índios brasileiros

Resumo

Os estudos de interpretação de textos devem estar presentes em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem e a disciplina de Língua Portuguesa (LP) tem uma responsabilidade ainda maior no concernente à análise linguística de textos artístico-literários. A partir da perspectiva de compreensão e análise textual da produção artística brasileira do século XX, propomo-nos, durante as aulas de LP nas turmas do Ensino Técnico e Superior do IF Sertão - PE, campus Petrolina Zona Rural, durante o ano letivo de 2015, a realização de interpretações e debates sobre os textos das letras de música da Música Popular Brasileira (MPB) de temática indígena. Com o objetivo de despertar no estudante o interesse pela compreensão dos textos literários e, assim, investigar o discurso oculto dos compositores brasileiros sobre os indígenas – o projeto se desenvolveu a partir da temática e dos autores escolhidos pelos estudantes. A metodologia abriu espaço para o desenvolvimento de análises conjuntas, em sala de aula e em momentos extraclasse. Os resultados foram a produção de seminários apresentando análises coerentes e criativas, descortinando questões de desconhecimento da cultura indígena por parte de muitos letristas. No entanto, podemos apontar para muitas “fissuras” e até quebra de ideologias típicas do colonialismo percebidas na MPB da atualidade. Mas, duas conclusões importantes foram percebidas ao término desta primeira fase do projeto: a temática indígena vem sendo constantemente abordada no universo artístico brasileiro, principalmente musical, o que é importante para estimular a discussão sobre o tema; e muitos “saberes” tradicionalmente enraizados no consciente coletivo têm sido postos à prova, permitindo uma visão mais aprofundada sobre o indígena brasileiro, desde o período pré-colonial ao índio da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal Sertão, Pernambuco - IF–PE, campus Petrolina Zona Rural

* Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal Sertão, Pernambuco - IF–PE, campus Petrolina Zona Rural. Mestrando em Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira – UMa, Portugal. Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA/UNEB). Pesquisador do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação OPARÁ/UNEB.

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Publicado

2016-06-20

Como Citar

Florêncio, R. R. (2016). Índio Cara Pálida ou Cara de Índio: Uma Breve Análise dos Discursos sobre a Temática Indígena das Letras de Música Popular Brasileira. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 4(5), 35–46. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ARTOPR16.1.2