Yêda Pessoa de Castro e a sua contribuição para a inclusão dos estudos africanos nos currículos escolares da Bahia: a experiência da década 1980.

Autores

Palavras-chave:

Educação, Estudos africanos na escola

Resumo

O texto apresenta fragmentos da história do Centro de Estudos Afro - Orientais – CEAO da Universidade Federal da Bahia – UFBA contada a partir da realização do Projeto Introdução aos Estudos Africanos. Aborda o período de planejamento da proposta e os motivos que levaram o centro, na gestão da professora Yêda Pessoa de Castro, a realizar uma experiência educacional pioneira de articulação institucional entre a Universidade, o movimento social e a escola pública baiana na década de 1980.

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Biografia do Autor

Cristiane Copque da Cruz Santos de Santana, Instituto Federal da Bahia, Campus de Camaçari - IFBA, Brasil.

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008) e Especialização em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Tem experiência com gestão, ensino, pesquisa e extensão em Educação atuando, principalmente, nas áreas de Coordenação Pedagógica e Formação de Professores nos temas:educação profissional e tecnológica, relações étnico-raciais e de gênero, diversidade, história da educação, alfabetização,planejamento, avaliação, didática, prática de ensino, estágio supervisionado, educação a distância. Atualmente, trabalha como Pedagoga no Instituto Federal de Educação da Bahia - IFBA Campus Camaçari, como docente na Faculdade Maurício de Nassau e leciona em cursos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.

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Publicado

2015-08-31

Como Citar

Santana, C. C. da C. S. de. (2015). Yêda Pessoa de Castro e a sua contribuição para a inclusão dos estudos africanos nos currículos escolares da Bahia: a experiência da década 1980. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 51–70. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0010