Alfabetização e letramento: (re)descobrindo conceitos

Autores

  • Sérgio Gonçalves Ramalho Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Ensino-aprendizagem, Letramento literário

Resumo

O presente texto, visando contribuir para o trabalho de professores da Educação Básica, tece breves considerações sobre possíveis implicações do letramento na alfabetização, como busca, também, uma tentativa de desfazer equívocos sobre tais conceitos, pautadas na análise bibliográfica de autores renomados, como Magda Soares, Ângela Kleiman, Roxane Rojo, Maria de Lourdes Matencio e Luiz AntõnioMarcuschi (entre outros), sobre o assunto. Para tanto, será (re)descoberto e comentado, suscintamente, conceitos de alfabetização e de letramento, e a sua importância para o ensino-aprendizagem. Além de tratar sobre definições de Letramento e Alfabetização, este trabalho busca discorrer sobre outro tipo de letramento: o literário, enfatizando a sua importância no universo de letramentos. Para ilustrar a relevância do letramento literário, é utilizado no texto o gênero textual literário Poema, mas precisamente o poema de Cordel. O texto não se propõe a oferecer soluções sobre questões referenciadas ao tema em questão, apenas tenta enriquecer essa temática, a partir da compreensão de conhecimentos teóricos dos autores retro-citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Gonçalves Ramalho, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Pós-graduando no Curso de Especialização em Revisão de textos, pela PUC - Pontifícia Universidade Católica - MINAS GERAIS, possui Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, pela UGF - Universidade Gama Filho (2013), com foco em Letramento, e Graduação em Letras - Licenciatura Plena em Português pelo CESVASF - Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa (Letramento, Gêneros Textuais, Produção de textos e Revisão de textos) e Literatura Brasileira. Atua como docente na Educação Básica, no Curso de Ensino Médio, no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, e no Fundamental II, no Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira, ambos no município de Santa Brigída-BA. 

Referências

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: contexto, 2006.

FILIPOUSKI, A. M. R. & MARCHI, D. M. A formação do Leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009.

KLEIMAN, A. Modelos de Letramento e as Práticas de Alfabetização na Escola. In:______ (org) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

________. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas, SP: Cefiel, 2005.

_________. (Entrevista disponível em http://multicienciaonline.blogspot.com/2009/11/escrita-como-uma-pratica-para-vida.html)

MARCUSCHI. L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MATÊNCIO, M. L. M. Estudos do letramento e formação de professores: retomadas, deslocamentos e impactos. Caleidoscópio. V.7, n.1, p. 5-10, jan/abr 2009.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais de língua portuguesa, 3º e 4º ciclos. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1988.

PATATIVA DO ASSARÉ (1900-2002) 2005, apud CAMPEDELLI, S. Y.; SOUZA, J. B. 2ª ed. Saraiva, 2009.

RANGEL, E. de O. Letramento Literário e livro didático de língua portuguesa: “Os amores difíceis”. In: PAIVA. A. et al (org). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. Belo Horizonte, MG: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005. p. 129. ROJO, R. H.. R. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria da Educação Básica, 2010. p. 25-26 (Coleção Explorando o Ensino); v. 19.)

SCHOTTEN, N. Processos de alfabetização. 2ª ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.

SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000 [1995].

VALSECHI, M. C. Alfabetização e Letramento: Entrevista com Angela Del Carmen Bustos Romero De Kleiman. In: Educação & Docência, Ano 1, Número – jan/jun de 2010. P. 3 - 5.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Ramalho, S. G. (2015). Alfabetização e letramento: (re)descobrindo conceitos. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 39–50. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0009