Resistência negra em ‘A voz do Excluído de MV Bill: o hip hop na cultura brasileira’

Autores

  • Maria Adaljiza Xavier Santos
  • Rodrigo Reis Carvalho
  • Kárpio Márcio de Siqueira

Palavras-chave:

Hip Hop, Identidade Negra, Resistência, MV Bill

Resumo

O presente artigo apresenta o Hip Hop, em especial, o estilo rap, como exemplo de cultura contemporânea de resistência negra. Para isso, escolheu-se o rap A Voz do Excluído de MV Bill como objeto principal de investigação, isso por ser uma das letras que além de representar a afirmação de uma identidade negra, emana intervir no exercício e na estrutura do poder político-cultural. Antes, foi pertinente esboçar um breve percurso da difusão do negro no espaço brasileiro, amparando-se em suas resistências às práticas de dominação do colonizador; sendo necessário, também, trazer algumas informações de como o negro vinha/vem sendo representado nos discursos institucionais. A partir da análise do corpus, A Voz do Excluído, foi possível perceber que os discursos presentes nos raps brasileiros estão associados a questões históricas e sociais, assim, fica evidente que os manifestantes do Hip Hop ao trazerem uma cultura, traz também suas histórias, passando a sensibilizar todos aqueles que se prontificam a uma atenção a essa manifestação gritante, por contestar os discursos e práticas racistas excludentes. A metodologia aplicada para elaboração desse trabalho se deu a partir de pesquisa bibliográfica, tendo como fundamentação teórica os autores: Souza (2006), Andrade (1999),André (2008), Santos (2009), Righi (2011); entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kárpio Márcio de Siqueira

Professor da UNEB, Coordenador do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação – OPARÁ, Mestrado em Crítica Cultural, pela UNEB. Graduação em Letras com Inglês, pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde.

Referências

ANDRADE, Eiene N. de. Hip Hop: movimento negro juvenil. In: ANDRADE, Eliene N. de (org). Rap e educação, rap é educação: São Paulo: Summus, 1999, p. 83- 91.

ANDRÉ, Maria da Consolação. O ser negro: a construção da subjetividade em afro-brasileiros. Brasília: LGE Editoras, 2008, p. 95- 177.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Disponível em:http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=236171. Acesso em: 13 de outubro de 2012.

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda, 1999.

CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010.

DUARTE, Geni Rosa. A arte na (da) periferia: sobre...vivências. In: ANDRADE, Eliene N. de (org). Rap e educação, rap é educação: São Paulo: Summus, 1999, p. 13 - 22.

GUIMARÃES, Maria Eduarda Araujo. Rap: traspondo as fronteiras da periferia. In: ANDRADE, Eliene N. de (org). Rap e educação, rap é educação: São Paulo: Summus, 1999, p. 39 - 54.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

KEHL, Maria Rita. As frátrias órfãs. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, p. 683 – 699.

MV BILL; ATHAYDE, Celso. Falcão: Meninos do tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

MV BILL; ATHAYDE, Celso. Falcão: Mulheres e o tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

MV BILL; ATHAYDE, Celso; SOARES, Luiz Eduardo. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

PINTO, Benedita Celeste de Moraes. Os remanescentes de quilombolas na região do Tocantins (PA): história, cultura, educação e lutas por melhores condições de vida.In: BRAGA, Maria Lúcia de Santana; SOUZA, Edileuza Penha de;PINTO, Ana Flávia Magalhães (orgs.). Dimensões da inclusão no ensino médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006, p. 271- 303.

RIGHI, Volnei José. Rap : ritmo e poesia. Construção identitária do negro no imaginário do RAP brasileiro. Brasília: UNB, 2011.

SANTOS, Luislinda Dias de Valois. O negro no século XXI. Curitiba: Juruá, 2009.

SILVA, Ana Celia da Silva. A discriminação do negro no livro didático. 2. ed. – Salvador: EDUFBA, 2004.

SILVA, Jônatas Conceição da. O quilombo na vida cultural do afro-brasileiro. In: Vozes quilombolas – uma poética brasileira. Salvador: EDUFBA: ILÊ AIYÊ, 2004, p. 23 -44.

SILVA, José Humberto da.Orientações metodológicas: construindo trabalhos acadêmicos e científicos. Salvador: EDUNEB, 2008.

SOUZA, Florentina da Silva. Afro-descendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

TEIXEIRA, Maria Lina Leão.Bori – prática terapêutica e profilática.In: MANDARINO, Ana Cristina de Souza; GOMBERG, Estélio (orgs.). Leituras Afro-Brasileiras: territórios, religiosidades e saúdes. São Cristóvão: Editora UFS; EDUFBA, 2009, 119- 142.

ZENI, Bruno. O negro drama do rap: entre a lei do cão e a lei da selva. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (org.). Um tigre na floresta de signos: estudos sobre poesia e demandas sociais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010, p. 727 – 741.

<http://www.avozdoexcluido.mvbill.letrasdemusicas.com.br/> Acesso em: 04 de janeiro de 2012.

Downloads

Publicado

2015-08-28

Como Citar

Santos, M. A. X., Carvalho, R. R., & Siqueira, K. M. de. (2015). Resistência negra em ‘A voz do Excluído de MV Bill: o hip hop na cultura brasileira’. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 1(2), 25–38. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/ART0008