O Movimento Indígena e os Professores: Os Professores Indígenas e o Movimento

Autores

  • Neimar Machado de Sousa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Veronice Lovato Rossato
  • Teodora Souza

Palavras-chave:

, Movimento de professores indígenas, Guarani e Kaiowá, Terena, Movimentos sociais

Resumo

O artigo analisa a trajetória histórica dos movimentos de professores indígenas, com ênfase em Mato Grosso do Sul, em conexão com o movimento indígena em suas múltiplas expressões. As reflexões resultam da análise documental sobre a história do movimento indígena, além da observação participante nas assembleias indígenas em aldeias e maiores, como por exemplo o Acampamento Terra Livre, Aty Guasu, Assembleia Terena, Fóruns de Educação Escolar Indígena e Encontros de Professores. Fundamenta-se também no diálogo com protagonistas da Educação Escolar Indígena no âmbito da formação de professores indígenas. O objetivo do artigo é esclarecer a relação de continuidade e alianças entre o movimento indígena e o movimento de professores indígenas, identificando linhas de ação de médio e longo prazos do movimento. A fundamentação teórica e metodológica constitui-se na pesquisa histórica e documental analisada na perspectiva multidisciplinar das ciências humanas, além de entrevistas com lideranças indígenas, registradas em caderno de campo. Como resultado da pesquisa, destaca-se a interconexão entre o movimento indígena e o movimento de professores indígenas, além da inseparabilidade entre a demanda territorial, direito fundamental, sem o qual os demais, saúde e educação, não se viabilizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronice Lovato Rossato

Professora no Curso Normal Médio Intercultural Ará Verá, magistério para professores indígenas, na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS

Teodora Souza

Professora da etnia guarani na rede municipal, coordenadora da Ação Saberes Indígenas na Escola (SIE) em Dourados, MS. Atua na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). 

Referências

ANE/CIMI . Relatório do VI Encontro Nacional de Educação: Subsídio de estudo. Luziânia/GO, dez.1999, [datil.].

BRASIL. Territórios Etnoeducacionais. MEC/SECADI, s/d.

FNEEI. Carta de Brasília. Brasília, 2017.

FOREEIMS. Carta de Dourados. Dourados, 2016.

LORENÇO, Renata. A política Indigenista do Estado republicano junto aos índios da Reserva Indígena de Dourados e Panambizinho na área da educação Escolar (1929 a 1968) –Dourados, MS. Dourados: UEMS, 2008.

MELIÁ, Bartomeu. El Paraguay inventado. Asunción: CEPAG, 1997, p. 49.

MONTE, Nietta Lindenberg. Referenciais Curriculares Pedagógicos Indígenas – RCI. I Encontro Nacional de Coordenadores de Projetos na área de Educação Escolar Indígena. Brasília, 1997 [datil.].

MPGK. Documentos finais, relatórios e folhetos dos Encontros de Professores e Lideranças Guarani e Kaiowá. 1991, 1992, 1995, 1997, 2001, 2005, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016.

OLIVEIRA, João Pacheco de. O nascimento do Brasil e outros ensaios: “pacificação”, regime tutelar e formação de alteridades. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2016.

PAULA, Eunice Dias de. 1º Encontro de Educação Escolar Indígena da América Latina/MS. Dourados, 1998, [datil.].

PREZIA, Benedito. História da Resistência Indígena. São Paulo: Expressão Popular, 2017.

ROSSATO, Veronice Lovato. Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. “Será o letrao ainda um dos nossos?” Campo Grande, 2002. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco.

ROSSATO. Veronice Lovato. Histórico do Movimento dos Professsores Guarani e Kaiowa. 2014. (não publicado)

SILVESTRE, Célia M. Foster e ROSSATO, Veronice L. Formação de Professores Guarani e Kaiowá: Ára Verá (mais de) uma década de experiência. 2010.

SILVESTRE, Celia M. Foster. Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Estadual Paulista. Araraquara, 2011.

SOUSA, Neimar Machado de. A catequese colonial jesuítica na região do Itatim no século XVII. São Carlos: UFSCar, 2010. Tese (Doutorado).

SOUZA, Teodora de. Educação Escolar Indígena e as políticas públicas no município de Dourados. Campo Grande, 2013. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica Dom Bosco.

TROQUEZ, Marta Coelho de Castro. Professores índios e transformações socioculturais em um cenário multiétnico: a Reserva Indígena de Dourados (1960-2005). Dourados, 2006. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2018-09-13

Como Citar

de Sousa, N. M., Rossato, V. L., & Souza, T. (2018). O Movimento Indígena e os Professores: Os Professores Indígenas e o Movimento. Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais E Educação, 6(8). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/opara/article/view/5095