OPARÁ Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

OPARÁ: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um periódico, em formato eletrônico e impresso, voltado à publicização de artigos científico-culturais em variadas áreas do conhecimento relacionado às Humanidades (tais como: História, Educação, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia Humana e Cultural, Direito, Ecologia Humana, Letras, Pedagogia), bem como a divulgação de produções artísiticas e literárias. Tem como objetivo a elaboração de edições temáticas visando contribuir com análises e estudos nas áreas de educação, cultura, política, dinâmicas sociais, ecologia, sociobiodiversidade, etnicidades, movimentos sociais.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Apresentação

Editores
  • Carlos Rafael Souza
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Contribuições de Membros do Comitê Científico-Cultural

Artigos submetidos pelos membros do Comitê Científico-Cultural.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

A partir de junho de 2015 a OPARÁ passou a receber contribuições sob o sistema de fluxo contínuo - ou seja, em qualquer parte do ano -, organizados em volumes semestrais, com excessão de alguns casos: Dossiês temáticos, Edições Especiais, p. ex., cujo tempo para submissões e o tema deverão ser estabelecidos previamentes, através de chamadas específicas. Para todas as situações, a publicação só será efetuada se os trabalhos submeticos estiverem em conformidade com as políticas e normas editorias da OPARÁ e após os aceites emitidos pelos pareceristas e revisores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política da Revista

Aberta ao debate científico, a Opará:Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um veículo plural de divulgação dos resultados de pesquisas científicas em diversas áreas do saber. Publica, preferencialmente em português, artigos originais, resenhas críticas, crônicas e outras produções culturais. 
 
Serão bem-vindas todas as contribuições e colaborações versadas nas diversas disciplinas das Humanidades, bem como as produções artístico-culturais, sejam sob a forma de resultados de pesquisas teóricas ou empíricas ou estudos, ensaios, investigações, reflexões históricas e/ou filosóficas. 
 
A responsabilidade sobre as afirmações e conceitos apresentados nos textos assinados é dos seus autores.