O USO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NA ESCOLA: possibilidades de interatividade e cooperação na “rede” através da plataforma Edmodo

Anny Karine Matias Novaes Machado

Resumo


A educação na era da informação é a todo o momento bombardeada por novos métodos, técnicas, instrumentos. As Tecnologias da Informação e Comunicação tem de forma irremediável transformado as práticas educacionais, propiciando novos meios e formas de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objeto instigar novas práticas docentes, a partir da inserção de uma Comunidade Virtual (CV) na Escola. A criação da comunidade deu-se a partir das interfaces gratuitas da plataforma Edmodo, cuja premissa, define-se pelos princípios construtivistas, de dialogicidade e mediação pedagógica. Nosso objetivo consistiu em integrar à disciplina de sociologia à elementos da comunidade e da sociedade em geral, desvinculando-a da teorização da sala de aula comum.  Observamos durante o período de estágio uma carência significativa no que se refere à alfabetização digital, além da pouca ou nenhuma alfabetização digital da turma observada, percebemos que muitos docentes não possuem capacitação para trabalhar com as Tecnologias da Informação e Comunicação, e quando o fazem as usam apenas como ferramentas de uma aula expositiva.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.