APROPRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO FORMA DE SUPERAR OBSTÁCULOS: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental

Neilton Castro da Cruz, Maria José Braga Viana

Resumo


Esse artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. Investigação realizada na cidade de Porto Seguro, extremo sul do estado da Bahia, a qual teve como objetivo central analisar trajetórias escolares ininterruptas, por todo o Ensino Fundamental, realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O estudo pautou-se em matrizes epistemológicas, por meio da entrevista semiestruturada obtida a oito sujeitos, sendo dois do sexo masculino e seis, do feminino. As narrativas apontaram que a permanência nos bancos escolares só foi possível tendo em vista as distintas estratégias criadas durante o percurso escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.