Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Nupex em Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

  • Os trabalhos (artigos, resenhas e resumo de teses, dissertações e monografias) deverão ser postados no processo de submissão. Não deverão ser encaminhados via e-mail. Só será aceito um trabalho por arquivo;

  • Os trabalhos submetidos serão apreciados por uma comissão de dois ou mais docentes pareceristas, constituída entre os membros do Conselho Científico da Revista NupeX em Educação que decidirá pela aprovação ou não do trabalho;

  • Será garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de análise dos trabalhos apresentados;

  • Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes de pós-graduação, pesquisadores da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como de outros espaços educativos (movimentos sociais, escolas, organizações não-governamentais, entre outros);

  • Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para a revista;

  • Só serão encaminhados para o Conselho Cientifico os trabalhos que atenderem às normas de formatação da revista e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O trabalho que estiver fora das normas será enviado ao autor, para realizar os ajustes que se fizerem necessários e reencaminhar à revista.

 

Quanto à extensão dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • a) artigos, entre  e 12 e 20 páginas, contando com resumos e  referências;

  • b) resenhas,  de 3 a 5  páginas;

  • c) resumos de teses, dissertações e monografias recém-concluídas (uma a duas páginas)

 

Serão aceitos trabalhos cuja abordagem relaciona-se a algum dos eixos temáticos apresentados na Política Editorial e que atenderem às normas estabelecidas , conforme abaixo:

Normas

Diretrizes para a submissão de artigos

 

Abrange textos que apresentem resultados de pesquisas de natureza teórica ou empírica. Os artigos devem apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico e potencial para servir de base para outros estudos e pesquisas.


Os materiais para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:

  1. Ser inéditos no Brasil e não estar sob avaliação em nenhuma outra publicação científica congênere à Revista;

  2. Os artigos deverão ser digitados, em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinha de 1.5; citações longas em Times New Roman, corpo 10, com recuo de 4 cm à esquerda. As margens deverão ter 3,0 cm (superior e esquerda) e 2,0 cm (inferior e direita); Alinhamento dos parágrafos justificado.

  3. Os originais deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa; trabalhos em outros idiomas deverão ser acompanhados de um resumo em português;

  4. Apresentar resumo em português e inglês de no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, cada;

  5. Na primeira página devem constar: a)título do artigo (em português); b) o termo "Resumo" e logo abaixo o resumo em língua portuguesa; c) Palavras-chave em português; d) o termo Abstract, e abaixo título do trabalho e resumo em inglês; e) Keywords (palavras-chave em inglês).

  6. Apresentar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) Palavras-chave (em português e versão em inglês - Keywords), afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto. 

  7. Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição esta deverá ser mencionada no processo de submissão.

  8. Os nomes do autores(as) não deverão aparecer na primeira página do trabalho e tampouco deverá haver identificação do(s) autor(es) no interior do texto. O autor e autora deverá identificar-se somente no processo de submissão, indicando sua vinculação institucional, titulação acadêmica e cargo que ocupa, bem como um e-mail que servirá para contato e ser disponibilizado no artigo, caso este seja publicado.

  9. O sistema de citação adotado por este periódico é de autor-data de acordo com a NBR 10520 de 2003. As notas explicativas deverão ser colocadas no rodapé da página de ocorrência;

  10. As referências completas deverão vir ao final do artigo, seguindo as normas da ABNT, conforme o exemplo a seguir: Citação de Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp. Citação de capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título do Periódico em negrito. Cidade, Editora, Ano, Vol., nº, p. ou pp. Citação de artigos de revistas: SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do Periódico em negrito. Cidade, Editora, Vol., nº, p. ou pp, Ano;

  11. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do artigo. As opiniões publicadas são de inteira responsabilidade dos autores dos textos.

 

Diretrizes para a submissão de Resenhas

 

Abrange textos que apresentem uma análise de obras publicadas nos últimos 5 anos, descrevendo a estrutura e as considerações do livro resenhado de forma crítica e informando o leitor sobre as potencialidades da obra e seu valor para a seara científica.


Os materiais para publicação deverão obedecer aos seguintes requisitos:

  1. As resenhas devem ter entre 3 a 5 páginas, deverá vir com um título em português  (negrito e caixa baixa) e a referência do livro resenhado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5; citações longas em Times New Roman, corpo 10, margens de 4 cm, Os originais deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa; trabalhos em outros idiomas deverão ser acompanhados de um resumo em português;

  2. O autor deverá identificar-se, no processo de submissão, indicando sua vinculação institucional, titulação acadêmica e cargo que ocupa, bem como um e-mail para ser disponibilizado no artigo, caso este seja publicado. Não deverá haver identificação do(s) autor(es) no interior do texto.

  3. As referências deverão ser colocadas de forma direta no texto (sistema AUTOR, DATA). As notas explicativas deverão ser colocadas no rodapé da página de ocorrência;

  4. As referências completas deverão vir ao final do artigo, seguindo as normas da ABNT, conforme o exemplo a seguir: Citação de Livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano, p. ou pp. Citação de capítulos de livros: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: Título do Periódico em negrito. Cidade, Editora, Ano, Vol., nº, p. ou pp. Citação de artigos de revistas: SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do Periódico em negrito. Cidade, Editora, Vol., nº, p. ou pp, Ano;

  5. A apreciação da resenha reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; apresentação do conhecimento produzido para área de Educação; consistência na exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e às Normas da Revista NupeX em Educação;

  6. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do artigo. As opiniões publicadas são de inteira responsabilidade dos autores dos textos.

 

Diretrizes para a submissão de Resumos de Teses, Dissertações e Monografias

 

Resumo de Teses, Dissertações e monografias:  até duas páginas (de 300 a 500 palavras). Os resumos deverão ser apresentados, contendo: título, introdução, objetivos, metodologia, resultados, considerações finais e palavras-chave (até cinco).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.