Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista será editada semestralmente, podendo publicar Cadernos Temáticos, a fim de contribuir com o  debate sobre o processo educacional e formação inicial e continuada de professores.

Seus eixos de interesse se apoiam no diálogo interdisciplinar no campo educacional tecendo discussões entre as diversas áreas do conhecimento como formação de professores, políticas educacionais, linguagens, diversidade, patrimônio cultural, memória, identidade, sociabilidades, meio ambiente e artes.

Revista Eletrônica NupeX em Educação tem como objetivo publicar estudos e pesquisas, de modo a fomentar o diálogo interdisciplinar sobre o processo educativo. Além disso, favorecer o intercâmbio entre pesquisadores, professores, instituições nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações sobre as temáticas.

Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, trabalhos de docentes, discentes de pós-graduação, pesquisadores da Uneb e de outras Instituições de Ensino Superior, bem como de outros espaços educativos (movimentos sociais, escolas, organizações não-governamentais, entre outros). Nesta perspectiva, publica cadernos temáticos, artigos, resenhas, resumos de monografias, dissertações e teses recém-concluídas, articulados às temáticas da revista

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo de Teses, Dissertações e Monografias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são apreciados inicialmente pelo Editor Gerente, que enviará aos autores a confirmação do recebimento. Se forem apresentados de acordo com as normas da Revista Nupex em Educação, serão encaminhados para os avaliadores, membros do Coselho Editorial ou para pareceristas ad hoc de reconhecida competência na área, sem identificação da autoria para preservar isenção e neutralidade de avaliação. 

Os pareceres tem como finalidade atestar a qualidade científica dos textos para fins de publicação e são apresentados de acordo com as quatro categorias a seguir:

  1. Publicável sem restrições;
  2. Publicável com restrições;
  3. Publicável com restrições e sugestões de modificações, sujeitas a novo paracer;
  4. Não publicável.

Os textos com parecer 2.) ou 3.) deverão ser modificados de acordo com as sugestões do avaliador ou parecerista ad hoc, no prazo a ser definido pelo editor Gerente. As modificações introduzidas no texto, com o parecer deverão ser colocadas em destaque, para efeito de verificação.

Após a revisão gramatical do texto, a correção das referências e a revisão dos resumos em lingua estrangeira, o(s) autor(es) receberão o texto para uma revisão final no prazo de sete dias, tendo a oportunidade de introduzir eventuais correções de pequenos detalhes.

 

Periodicidade

Revista NupeX em Educação é um periódico semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.