Contribuições das escolas do pobre da diocese de Caicó para a educação profissional no Seridó do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1940 e 1950

Autores

  • Sandra Maria de Assis, Olivia Morais de Medeiros Neta

Resumo

O presente trabalho deriva de projeto de
pesquisa cujo objetivo é a Investigação das
contribuições das Escolas do Pobre,
fundadas e mantidas pelas Casas do
Pobre da Diocese de Caicó, para a
Educação Profissional na região do Seridó
do Rio Grande do Norte, durante o
bispado de Dom José de Medeiros Delgado
(1941-1951). A metodologia utilizada
nesse artigo é a pesquisa bibliográfica e
documental. A investigação se encontra
em fase preliminar e os resultados
apresentados baseiam-se na leitura de
pesquisas relacionadas ao tema. A
pesquisa centra-se nas contribuições
dessas escolas e suas relações com os
propósitos político sociais da época,
criadas sob a égide do Estado Novo e seus
projetos direcionados para a escolarização
e formação para o trabalho. Considera-se
que as Escolas do Pobre, à sua maneira e, talvez sem que os propósitos do seu criador fossem esses, contribuiu não só
para a escolarização primária de muitas
crianças e jovens como para a formação
para o trabalho, numa perspectiva
inclusiva e cidadã, daí a pertinência de
um estudo mais aprofundado nesse
sentido que certamente se somará aos
estudos no campo da História da
Educação.
Palavras-chave: Escola do Pobre. Diocese
de Caicó. Educação Profissional

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA, S. M. de A. Contribuições das escolas do pobre da diocese de Caicó para a educação profissional no Seridó do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1940 e 1950. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6559. Acesso em: 19 abr. 2024.