A área de Estudos Sociais no uso dos estudos dirigidos no Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha (SP, 1962-1964)

Autores

  • Yomara F. Caetano de Oliveira Fagionato

Resumo

O objeto desse artigo é mapear as
múltiplas apropriações da área de
Estudos Sociais no uso dos Estudos
Dirigidos na cultura escolar do
ginásio vocacional Oswaldo Aranha
da cidade de São Paulo, a partir de
1962 até o golpe de 1964. A cultura
escolar vocacional de 1964
transformou Estudos Sociais em
área, e ainda passou a enfrentar
novos dilemas a ponto de indicar
para uma nova cultura escolar.
Destaco esse recorte de 1962 até
1964 nessa análise, mesmo que as
experiências do ensino vocacional
tenham sido fechadas em definitivo
pelo regime militar, em 12 de
dezembro de 1969. As fontes são um
conjunto de relatórios,
planejamentos e práticas educativas
dos professores de Estudos Sociais.
Sustento essa análise, no uso da
apropriação formulada por Roger
Chartier (1988, 2002) para destacar
os fazeres plurais, criativos e
entendimentos diversos dessa
cultura escolar em transição quando
operadas por distintos atores. Somo
a perspectiva da história das
disciplinas escolares para destacar
as modificações na disciplina-saber
de história e de geografia. Defendo
essa análise de história da educação
como premissa de qualidade sobre novas aprendizagens das ciências
humanas, sobretudo, como
indicativo para o ensino médio, que
atualmente está em busca do ensino
integrado entre saberes.

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Publicado

2019-04-02

Como Citar

OLIVEIRA FAGIONATO, Y. F. C. de. A área de Estudos Sociais no uso dos estudos dirigidos no Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha (SP, 1962-1964). Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/6064. Acesso em: 24 abr. 2024.