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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas a serem observadas pelos colaboradores

  1. Os trabalhos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico da Revista: revista.nhipe.uneb@gmail.com.
  2. O autor deve estar cadastrado no site da Revista.
  3. O autor deve enquadrar-se em uma dessas categorias: professor/pesquisador vinculado a Instituições de Ensino Superior; mestres; doutores; alunos vinculados a programas de mestrado e doutorado; alunos de pós-graduação lato sensu com a coautoria do orientador; além de especialistas, mestres e doutores vinculados às Redes Pública e Particular da Educação Básica.
  4. A submissão, inédita e original, pode ser feita em português, inglês, francês e italiano, sempre obedecendo à temática da Revista – História Social, História da Educação e Prática de Ensino de História.
  5. O texto submetido não pode ter sido enviado a outro meio de divulgação.
  6. Os autores devem estar vigilantes a qualquer tipo de plágio, inclusive o autoplágio. O conteúdo do texto submetido é de inteira responsabilidade do seu autor.
  7. As submissões devem obedecer a uma das modalidades abaixo e cada autor deve submeter apenas uma delas em cada volume:

a)      Artigo: entre 15 e 20 páginas, excetuando as referências bibliográficas.

b)      Entrevista: a parte inicial do texto deve contemplar uma pequena biografia do entrevistado. Necessariamente o entrevistado deve ser pessoa de renome na área temática da Revista. O texto deve conter de três a cinco páginas.

c)      Resenhas: digitação e formatação seguem a orientação dada aos artigos. Deve conter de uma a quatro páginas. Os livros nacionais resenhados devem ter até três anos de publicação e os estrangeiros até cinco anos de publicação. O título deve ser o mesmo da obra. O autor deve indicar a referência bibliográfica completa da obra resenhada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos. Padrão: autor, título da obra resenhada, cidade, editora, ano, número de páginas. Exemplo: DUARTE, Adriane da Silva. Cenas de reconhecimento na poesia grega, Campinas: Editora da Unicamp, 2012. 311p.

d)     Dossiês: O Dossiê deve abordar temática única dentro da proposta da Revista. Todas as normas devem estar de acordo com as Diretrizes para autores. O Dossiê deve ter no mínimo cinco e no máximo dez artigos. É de total responsabilidade do proponente do Dossiê conferir e organizar todo o material de comum acordo com a Equipe Editorial. Aos Editores está reservado o veto total ou parcial do Dossiê, caso ele não obedeça às normas da Revista.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

    O texto deve ser formatado em programa Word for Windows ou similar, formato A4, utilizando apenas uma coluna e a margem 2,5 em todos os lados, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entrelinhas 1,5. Alinhamento justificado.

    O texto deve conter em sua folha de rosto os dados da publicação: o título com alinhamento centralizado. Se a publicação estiver em português, deve-se acrescentar o título também em inglês. Se a publicação estiver em inglês, francês ou italiano, deve-se acrescentar o título em português. Três espaços depois deve vir o nome do autor/autores. Nas linhas seguintes a vinculação institucional do autor/autores e endereço eletrônico.

    Na primeira página temos o título e o resumo: o título centralizado. Se o texto tiver em português, deve-se acrescentar o título em inglês. Se o idioma de origem for inglês, francês ou italiano, deve-se acrescentar o título em português. Três espaços seguintes deve vir o resumo. Se o idioma de origem da publicação for o português, o resumo deve estar em inglês; se o idioma for inglês, francês ou italiano, deve-se acrescentar um resumo em português. A mesma regra é válida para as palavras-chaves (no mínimo três e no máximo cinco).

    SISTEMA DE CITAÇÕES

    A Revista adota o sistema de chamada autor-data, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10520/2002.

    Citação indireta: indicação do autor e do ano da publicação.

    Citação direta: indicação do autor, do ano da publicação e da(s) página(s) de onde foram retiradas. Com até três linhas, a citação deve seguir o padrão do texto, sem itálico e entre aspas. Se a citação exceder três linhas, deve vir em fonte Times New Roman 11, com recuo de quatro centímetros, justificado.

    Citação de citação: indicação do primeiro autor e do ano da publicação, seguido da expressão “apud” e indicação do segundo autor e do ano da publicação, devendo, no caso de citação direta, acrescer os números das páginas.

    Citação traduzida de língua estrangeira: deve ser seguida da expressão “tradução nossa” entre parênteses e o trecho no idioma original deve vir em nota de rodapé, com igual identificação do autor, ano e página.

     SISTEMA DE NOTAS

    As notas devem ser apresentadas no rodapé do texto e devem se restringir a comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto.

    NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

    Deve-se seguir a NBR 6023/2002.

    NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DO DOCUMENTO

    Deve-se evitar excesso de subdivisão em seções e subseções; quando for imprescindível o seu uso, adotar até a seção terciária (ex.: 1.1.1; ver NBR 6024/2003). Não deve haver seção ou subseção sem texto.

    TABELAS E ILUSTRAÇÕES

    As tabelas devem ser elaboradas de acordo com as Normas de Apresentação Tabular do IBGE (3. ed., Rio de Janeiro, 1993).

    As ilustrações de qualquer tipo (gráficos, fotografias, gravuras, desenhos etc.) devem ser enviadas em separado, em arquivo com formato JPG ou TIFF. Devem ser incluídas a numeração e o título da ilustração, indicando o local de sua inserção no texto. O Autor deve apresentar o Termo de Autorização de Uso de Imagens No caso de ilustrações retiradas de outras fontes, o autor deve apresentar a respectiva autorização.  Toda arte final do texto cabe ao Autor.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.