Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino.

 

O periódico publica trabalhos científicos inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, sob a forma de entrevistasartigos, dossiês e resenhas de livros, de colaboradores brasileiros e estrangeiros, dentro das áreas propostas pela Revista. Não cobra taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) e disponibiliza seu conteúdo em acesso aberto.

Quanto à titulação, os autores devem se enquadrar em uma das categorias: mestres e/ou doutores; alunos vinculados a programas stricto sensu; alunos vinculados a programas lato sensu e graduados exclusivamente em coautoria com o orientador (mestre ou doutor). Em caso de coautoria, pelo menos um autor deve ter mestrado e/ou doutorado.

A Revista não publica texto de um mesmo autor com intervalo menor que um ano ainda que em seções diferentes.

ISSN – 2595-6361             Contato:  revista.nhipe.uneb@gmail.com

 

Políticas de Seção

PÁGINAS INICIAIS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ TEMÁTICO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ORIENTAÇÕES PARA POSSÍVEIS COLABORADORES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação das submissões à Revista compreende:

A primeira etapa de avaliação da submissão é realizada pelos editores, que verificam sua adequação ao foco e escopo da Revista e às normas de publicação (Consultar Diretrizes para autores). Aprovada nessa fase, a submissão é encaminhada para dois pareceristas (critério duplo-cego), membros do Conselho Editorial ou pesquisadores de diferentes instituições (pareceristas ad hoc), observando a consonância entre a área de conhecimento do avaliador e a temática da submissão. Havendo divergência de avaliação entre os dois pareceristas, os editores encaminham o texto para um terceiro avaliador para o desempate; são necessárias duas avaliações positivas para publicação do texto.

A avaliação do texto obedece ao critério duplo-cego, o que garante o anonimato entre parecerista e autor. Portanto, os autores devem suprimir qualquer referência explícita aos seus nomes e aos seus trabalhos no corpo das submissões, guardando absoluto sigilo de autoria, preservando a lisura do processo de avaliação duplo-cega.

Os avaliadores recebem junto com o texto (sem identificação de autoria) uma ficha de avaliação com os critérios que devem ser observados  (dentre eles a originalidade, a consistência teórica e metodológica, a qualidade do conhecimento produzido, a relevância científica para a área de conhecimento, o pleno atendimento às normas cultas da língua e à ABNT, a correta estruturação das partes de um texto científico, que dê conta de apresentar, discutir e concluir a temática proposta.

A submissão deve ser devolvida pelo parecerista à Revista dentro do prazo estipulado pelo editor, assinalada uma das opções abaixo:

 (  ) aceito sem modificações.

(  ) aceito após pequenas modificações.

(  ) Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista.

(  ) recusado

Os textos que se enquadrarem em “aceito após pequenas modificações” e “Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista” serão encaminhados aos autores com as devidas sugestões de adequação e prazo estipulado para devolução à Revista, caso aceitem as indicações de alteração. Qualquer alteração no texto deve ser assinalada com grifos para verificação pela equipe editorial.

Após o processo de revisão/formatação final do texto eles serão enviados aos autores para a autorização final de publicação, podendo sugerir nessa etapa apenas pequenos ajustes. O prazo de devolução final será estabelecido pelos editores.

Pareceristas ad hoc receberão os créditos da Revista com a publicação dos seus nomes no volume, sem, contudo, atrelar parecerista e autor, garantindo o anonimato entre ambos (critério duplo-cego).

 

Periodicidade

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é uma revista semestral com publicação de dois números anuais (jan./jun - jul./dez.).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...