Ensino e aprendizagem em espaços não formais

conscientização e participação política na Web

Autores

  • Pedro Henrique Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v6n2.p133

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem, Política, Novos letramentos

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa que explora um gênero bastante popular na Internet, os memes, buscando compreendê-lo como formas de argumentação, expressão e participação política que podem levar a construção de cidadãos críticos tanto nos espaços digitais como fora deles. O estudo se estabelece de maneira interdisciplinar, congregando estudos de educação, comunicação, linguagens e política, buscando analisar alguns textos meméticos e observar possibilidades de ensino-aprendizagem fora de ambientes formais de ensino. Sob a ótica de pesquisadores como Martín-Barbero (2014); Castells (2003); Lankshear & Knobel (2007) e Shifman (2014), os memes foram avaliados como bons canais de comunicação, permitindo um uso frutífero desse gênero para o contato de leitores críticos com a política.

[Recebido: 31 out. 2017 – Aceito: 4 dez. 2018]

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Pereira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Inglês - Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado e licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mobilidade acadêmica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Desenvolve pesquisa em Análise Crítica do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: mídias, gêneros discursivos, representações semióticas, movimentos sociais e políticos, identidades e sociedade. Atuou como monitor de Licenciatura em Língua Portuguesa (2013-2014) e professor de língua portuguesa e suas literaturas no Colégio Objetivo ABC e no projeto de extensão CPPU - Cursinho Popular Pimentas-Unifesp (2013-2015). Foi aluno especial na pós-graduação em Literatura Comparada e em Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor de literatura e língua portuguesa no Colégio Ser (Ensino Médio e Fundamental) e no curso popular pré-vestibular/ENEM, CPPA - Curso Popular Portas Abertas, da prefeitura de Ribeirão Pires. Em 2018, foi aprovado no concurso para professor substituto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

PEREIRA, P. H. Ensino e aprendizagem em espaços não formais: conscientização e participação política na Web. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 6, n. 2, p. 133–156, 2018. DOI: 10.30620/gz.v6n2.p133. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/6099. Acesso em: 20 abr. 2024.