O entendimento sobre educação e escola na favela

Autores

  • Natália de Campos Tamura Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n1.p107

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Capitalismo, Sistema educacional

Resumo

Com este trabalho, objetiva-se pensar discursivamente sobre a influência do capitalismo nas formações ideológicas que atravessam discursos circulantes na escola e naquilo que historicamente determina o modo de funcionamento do sistema educacional brasileiro. Para isso, nos filiamos às formulações teóricas da Análise do Discurso francesa (PÊCHEUX, 2009[1975]), uma disciplina que trabalha com uma relação indissociável entre língua, história e teoria do discurso, atravessadas por uma teoria do sujeito de base psicanalítica. Tal relação se constrói pela necessária reterritorialização de determinados conceitos, entre os quais os de sujeito, sentido e ideologia. Desse modo, é possível discutir a constituição de um sistema excludente, a fim de produzir questões que possam conduzir-nos a avanços no que concerne à elaboração de propostas de intervenção.

[Recebimento: 08 ago. 2016 – Aceito: 31 out. 2016]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália de Campos Tamura, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie, Especialista em Gestão da Comunicação pela USP e Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou em Comunicação Corporativa na Indústria Farmacêutica Mantecorp e em Sustentabilidade com Projetos de Voluntariado, Desenvolvimento de Comunidades e Redes de Apoio nas empresas Unimed e Porto Seguro. Hoje é Consultora nas áreas de Comunicação e Sustentabilidade e leciona Responsabilidade Social Corporativa no MBA da Aberje.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1989.

NÓVOA. António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto publicado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.

SOUZA, Jesse. Ralé brasileira : quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Publicado

2017-04-12

Como Citar

TAMURA, N. de C. O entendimento sobre educação e escola na favela. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 1, p. 107–129, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n1.p107. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3518. Acesso em: 24 abr. 2024.