O canto das sereias

o processo de manipular as massas através da dramatização televisiva da crise política brasileira de 2016

Autores

  • Carlos Eduardo Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p193

Palavras-chave:

Angústia, Desejo, Transteatralização, Espetáculo, Mídias

Resumo

Este artigo dedica­se a uma reflexão política, psicanalítica, sociológica e teatral dos aspectos que culminaram com o golpe de estado no Brasil em 2016. Realizo uma análise sobre o processo de indução das massas através de práticas de comunicação, sobretudo as televisivas, baseadas na produção de dramatizações das investigações policiais e embates políticos recentes, com fins a manipular a angústia popular, ocultar o fracasso do mito brasilis, e estimular o desejo comum em torno dos direcionamentos que a midia propuser na legitimação de novas verdades. Para tanto, emprego as noções de sujeito, angústia e desejo de Freud e, especialmente, Lacan; recorro à Dubatti para compreender o fenômeno da transteatralização e espetacularização; e a Martín-Barbero para pensar o papel da midia e seus dispositivos de enunciação enviesados por encenações tendenciosas que pretendem influenciar as multidões.

[Recebido: 30 de ago de 2016 – Aceito: 10 de nov de 2016]

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Literatura pelo PPGLIT/UFSC.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

SILVA, C. E. O canto das sereias: o processo de manipular as massas através da dramatização televisiva da crise política brasileira de 2016. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 193–219, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p193. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3510. Acesso em: 19 abr. 2024.