Inversões de sentido na fábula A Cigarra e a Formiga

modos de subjetivação em conflito

Autores

  • Joanita Baú de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v5n2.p149

Palavras-chave:

Fábula, Discurso, Arte, Trabalho, Subjetivação

Resumo

A fábula A cigarra e a formiga é bastante conhecida por apresentar uma moral que adverte contra a indolência e alerta sobre a necessidade do trabalho. Ela trata de um tema que tangencia diretamente os modos de subjetivação, porque a atividade laboral implica nas formas como os indivíduos se constituem como sujeitos de saberes, poderes e ações morais. Contudo, ao longo do tempo, inúmeras recriações da referida narrativa contribuíram para modificações de suas significações. Essas inversões de sentidos levam a indagar sobre que fatores as suscitaram e que condições sócio históricas permitiram o seu aparecimento. Em busca de resposta, o presente trabalho compara versões distintas dessa fábula, procurando identificar como o discurso do outro é retomado, mantido, alterado, por um novo discurso. Enfoca-se, especialmente como a partir de uma oposição entre trabalhadores e artistas/vagabundos, representados, respectivamente pela formiga e a cigarra, atribuem-se valores diversos ao trabalho e a arte.

[Recebido: 10 de ago de 2016 – Aceito: 10 de nov de 2016]

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Biografia do Autor

Joanita Baú de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CNPq

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

OLIVEIRA, J. B. de. Inversões de sentido na fábula A Cigarra e a Formiga: modos de subjetivação em conflito. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 5, n. 2, p. 149–172, 2017. DOI: 10.30620/gz.v5n2.p149. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3508. Acesso em: 28 mar. 2024.