Letramento(s) e práticas alfabetizadoras

Um olhar sobre diferentes contextos

Autores

  • Maria Eurácia Barreto de Andrade Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Sineide Cerqueira Estrela Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p177

Palavras-chave:

Letramento Escolar, Letramento social, Práticas Alfabetizadoras

Resumo

Este artigo tem como objetivo comparar como as práticas de leitura e escrita presentes e desenvolvidas na escola estão relacionadas com as práticas de letramento para além dos muros da escola, a fim de relacionar a configuração da cultura comunitária/familiar, o encaminhamento metodológico da prática alfabetizadora e a construção de tais práticas pelos estudantes na sala de aula. Para tanto, a metodologia utilizada foi à observação participante no ambiente escolar e familiar, a realização de entrevistas semiestruturadas, além da análise das atividades contidas nos cadernos dos estudantes. As referências básicas que respaldaram a pesquisa foram principalmente Andrade (2011), Ferreiro (2005 e 2006), Freire (2000 e 2001), Mortatti (2004), Perez (2007), Soares (2000 e 2003) e Vygotsky (1991). Os resultados apontaram que as práticas de letramento desenvolvidas pela escola ainda se distanciam do que acontece no contexto dos lares das crianças.

[Recebido: 29 set. 2015 – Aceito: 19 out. 2015]

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Biografia do Autor

Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Pedagogia – UNEB (1997), especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação – UNEB (1998) e Psicopedagogia aplicada a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental – UNEB (2001). É mestre em Educação pela Universidade da Madeira (Uma), na área de concentração de Inovações Pedagógicas (2008) e doutora em Educação pela Universidad Americana (UA) na linha de linguagem e formação (2014). É docente da Educação Superior do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Sineide Cerqueira Estrela, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1993) e Mestra em Ciências da Educação – Universidad Hispano-Guarani (2012). Doutoranda em Ciências da Educação – Universidad Hispano-Guarani. Atualmente é contrato da Universidade do Estado da Bahia, professora de estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia, contrato da Faculdade de Ciências Educacionais, diretora do Centro Educacional São José e contrato como professora da Faculdade Evangélica Cristo Rei, com polo em Caldas dos Jorro e Cícero Dantas.

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

ANDRADE, M. E. B. de; ESTRELA, S. C. Letramento(s) e práticas alfabetizadoras: Um olhar sobre diferentes contextos. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 177–210, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p177. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3314. Acesso em: 25 abr. 2024.