Letramento literário

Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Gilmei Francisco Fleck Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Renata Zucki Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v3n2.p141

Palavras-chave:

Concepções e Práticas literárias, Estética da recepção, Leituras intertextualizadas, Letramento literário

Resumo

O presente artigo reúne reflexões acerca da pesquisa de mestrado do PROFLETRAS, vinculada ao Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que teve como foco principal o ensino e a aprendizagem escolar da leitura literária, pelo viés do letramento literário. O objetivo deste trabalho é socializar os resultados de nossa pesquisa, a qual buscou elaborar e propor novas práticas de leitura da literatura, com vistas à constituição de uma proposta de letramento literário em uma escola pública do Município de Cascavel-PR. A pesquisa, ao ter problematizado questões que envolvem a importância da leitura literária na formação dos sujeitos, abordou, também, temáticas acerca das metodologias de ensino de literatura; especialmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, o qual carece, ainda, de uma abordagem mais específica para o tratamento do texto literário em sala de aula.

[Recebido: 03 out. 2015 – Aceito: 03 nov. 2015]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Pós doutorado (2015), e Doutorado (2008) em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Assis. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)/ Assis. Especialista em Língua Espanhola e respectivas literaturas (2000) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/Xanxerê e em Ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)/Chapecó. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e língua espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura hispânica, literatura comparada, literatura hispano-americana e espanhola e prática educacional.

Renata Zucki, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Atualmente é professora na Secretaria Municipal de Educação de Cascavel – Paraná e na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Alfabetização e Letramento literário, atuando principalmente nos seguintes temas: regularidades e irregularidades ortográficas, literatura infantil e infanto-juvenil, produção de texto, intertextualidade.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. v. 24, n. 9, São Paulo: Ciência e Cultura, 1972.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FILLOLA, A. M. Literatura Comparada e Intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, 1994.

GERALDI, J, W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J, W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. 2. ed. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PAIVA, J. Literatura e Neoleitores jovens e adultos – encontros possíveis no currículo? In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G. & VERSIANI, Z. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In RIBEIRO, V. M. (Org). Letramento no Brasil. Reflexões a partir do INAF 2001. 2 ed. São Paulo: Global, 2003. p. 89-114.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

FLECK, G. F.; ZUCKI, R. Letramento literário: Práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 3, n. 2, p. 141–159, 2016. DOI: 10.30620/gz.v3n2.p141. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3312. Acesso em: 28 mar. 2024.