Discutindo alfabetizações: a alfabetização linguística e o letramento no programa nacional do livro didático

Thaise da Silva

Resumo


Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como os discursos na área da alfabetização são representados nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010). Para tanto, contou-se com a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, para analisar os discursos de alfabetização presentes em quatro exemplares dos livros didáticos, no Edital de Convocação e no Guia do Livro Didático do PNLD 2010. Tomando como referência os artefatos acima citados constata-se que as disputas entre métodos “tradicionais” e “inovadores” de alfabetização dão espaço para uma bricolagem de metodologias, produzindo a coleção Letramento e Alfabetização Linguística do PNLD 2010.

Palavras-Chave: Estudos Culturais; Livro didático de alfabetização; Alfabetização linguística; letramento.


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Grau Zero - Revista de Crítica Cultural
(Organizada pelo PÓS-CRÍTICA)

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ISSN 2318-7085

 

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