Escravidão, racismo e sociedade: Debret na sala de aula e o diálogo entre as disciplinas de história e artes

Autores

  • Cleyton Rodrigues dos Santos Universidade de São Paulo - USP
  • Mariane Cristina da Silva Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v2n2.p17

Palavras-chave:

Artes Visuais, História, Ensino e Aprendizagem, Jean-Baptiste Debret

Resumo

Numa proposta de diálogo entre História e Artes, o artigo busca analisar as obras de Jean-Baptiste Debret e sua interpretação sobre a sociedade brasileira no século XIX. Dessa forma, tem­se como finalidade, promover uma proposta interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História e Artes, como instrumental no processo de ensino e aprendizagem, através da utilização das obras de Debret para a compreensão do Brasil, do sistema escravagista, bem como do próprio cotidiano nos oitocentos. A produção artística de Jean-Baptiste Debret é apresentada neste artigo como a inauguração do gênero artístico que buscou compreender a dinâmica societária brasileira oitocentista, em razão das inovações concebidas tanto no aspecto iconográfico da representação da sociedade brasileira oitocentista, quanto no desenvolvimento do ensino de Artes no Brasil através da Missão Artística Francesa. Buscar-se-á, através de uma proposta interdisciplinar, compreender e interpretar o escravismo no Brasil.

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Biografia do Autor

Cleyton Rodrigues dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em História Econômica pela USP. Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2015). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Economia, Formação Econômica e Social do Brasil, História e Direito, Escravidão e Economia Brasileira e Contemporânea.

Mariane Cristina da Silva, Faculdade de Presidente Epitácio - FAPE

Licenciada em Artes Visuais pela FAPE - Faculdade de Presidente Epitácio (SP).

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

SANTOS, C. R. dos; SILVA, M. C. da. Escravidão, racismo e sociedade: Debret na sala de aula e o diálogo entre as disciplinas de história e artes. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 2, n. 2, p. 17–44, 2017. DOI: 10.30620/gz.v2n2.p17. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/3265. Acesso em: 28 mar. 2024.