Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito

Autores

  • Guilherme Copati Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Sudeste MG
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v1n1.p279

Palavras-chave:

Gótico contemporâneo, Pós-modernidade, Rizoma, Paródia pós-moderna, Rebecca

Resumo

O gótico contemporâneo pode ser compreendido como um fenômeno que extrapola as fronteiras da literatura e invade outras formas de expressão artística (SPOONER, 2006). Por isso, sua dimensão de rizoma faz dele um gênero que relativiza o valor do cânone e subverte a ideia de origem que perpassa a construção da historiografia literária. Rebecca, romance de Daphne du Maurier, é tomado como ponto de partida para uma análise da transfiguração do gótico literário em outros textos e em outras mídias. Apresentando-se sob o modelo rizomático de tradição, que a concebe em sua horizontalidade e inexistência ontológica, o romance faz do uso da paródia pós-moderna e do pastiche um meio de colocar em questionamento o processo de diálogo e subversão hierárquica que a pós-modernidade estabelece com a tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Copati, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Sudeste MG

Mestrando em Letras (Teoria Literária e Crítica da Cultura), pela Universidade Federal de São João del-Rei e bolsista do PIPG/UFSJ. Atua como professor de Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena. Desenvolve pesquisa no campo da literatura gótica e das representações de gênero e sexualidade em discursos literários e culturais.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestre em Inglês e doutora em Literatura Comparada, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como professora associada da Graduação em Letras e do Programa de Mestrado em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Desenvolve pesquisa no campo da crítica feminista, dos estudos de gênero e sexualidade, e dos estudos da memória e da autobiografia.

Referências

AUSTEN, Jane. Northanger Abbey. United Kingdom : Penguin, 2006.

BOTTING, Fred. Gothic. London : Routledge, 2005.

BRONTË, Charlotte. Jane Eyre. London : Penguin Classics, 1994.

CEIA, Carlos. Paródia. E­dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=353&Itemid=2. Acessado em: 10/03/2013.

CEIA, Carlos. Pastiche. E­dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=357&Itemid=2. Acessado em: 10/03/2013.

CEIA, Carlos. Pós­modernismo. E­dicionário de termos literários. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=386&Itemid=2. Acessado em: 01/08/2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa (Trads.). Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DU MAURIER, Daphne. Rebecca. Lígia Pinheiro Caiuby e Monteiro Lobato (Trads.). São Paulo: Abril, 1981.

REBECCA. Produção: David O. Sleznick. Direção: Alfred Hitchcock. Estados Unidos, 1940. (125 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2oLtU9Sj8yo. Acessado em: 10/03/2013.

HORNER, Avril; ZLOSNIK, Sue. Daphne du Maurier: writing, identity and the gothic imagination. New York : Palgrave Macmillan, 1998.

HORNER, Avril; ZLOSNIK, Sue. Gothic and the comic turn. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós­modernismo: história, teoria, ficção. Ricardo Cruz (Trad.). Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JAMESON, Fredric. Pós­modernidade e sociedade de consumo. Vinícius Dantas (Trad.). Novos estudos, n. 12, p. 16­26, 1985.

LYOTARD, Jean­François. A condição pós­moderna. Ricardo Corrêa Barbosa (Trad.). Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

MEG & DIA. Rebecca. In: Something real. United States: Doghouse Records, 2006. 1 CD. (36 min). Faixa 6.

MODLESKI, Tania. The female uncanny: gothic novels for women. In: Loving with avengeance: mass­produced fantasies for women. New York: Routledge, 2008. p. 51­76.

MONTEIRO, Maria Conceição. Na aurora da modernidade: a ascensão dos romances gótico e cortês na literatura inglesa. Rio de Janeiro: Caetés, 2004.

PUNTER, David. The literature of terror: a history of gothic fictions from 1765 to the present day. London: Longman, 1996 (2 volumes).

RHYS, Jean. Wide Sargasso Sea. New York: Penguin, 2011.

RUSS, Joanna. Somebody’s trying to kill me and I think it’s my husband: the modern gothic. In: To write like a woman: essays in feminism and science fiction. Indiana: Indiana University Press, 1985. p. 94­119.

SAGE, Victor et al. The gothick novel. Hong Kong: Macmillan Press LTD, 1990.

SNITOW, Ann Barr. Mass Market Romance: Pornography for Women is Different. Radical History Review, v. 20, 1979, p. 141­161.

SPOONER, Catherine. Contemporary gothic. London: Reaktion Books, 2006.

TROUTMAN, John. Jane Eyre (part 3). 2012. Disponível em: http://litbrick.com/comic/jane­eyre­part­3. Acessado em: 10/03/2013.

VASCONCELOS, Sandra. Sentidos do demoníaco em José de Alencar. Ilha do desterro, v. 62, p. 271­292, 2012.

WALPOLE, Horace. The castle of Otranto: a gothic story. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=1qtNAAAAMAAJ&pg=PR56&lpg=PR56&dq=the+castle+of+otranto+preface+second+edition&source=bl&ots=­IceGtu4JW&sig=Ge8Be2CUedFv3FQh9Pso4SMz0pk&hl=ptBR&ei=q8iXTf_kMoWjtgeh5bGBDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6&ved=0CEUQ6AEwBQ#v=onepage&q=the%20castle%20of%20otranto%20preface%20second%20edition&f=false. Acessado em: 01/04/2011.

WALSH, Steve. Rebecca. In: Glossolalia. United States : Magna Carta, 2000. 1 CD (52 min). Faixa 10.

Publicado

2016-04-11

Como Citar

COPATI, G.; LAGUARDIA, A. Paródia pós-moderna e rizoma: o gótico em trânsito. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 1, n. 1, p. 279–302, 2016. DOI: 10.30620/gz.v1n1.p279. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2246. Acesso em: 25 abr. 2024.