Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Grau Zero?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Grau Zero aceita artigos, resenhas, e entrevistas sobre sua problemática experimental, a saber: estudos e conclusões que problematizem não só as representações culturais e sociais, em suas diversas formas e suportes, mas os processos de construção dessas representações, seus agentes, seus significados, suas lógicas e sentidos. O trabalho com a linguagem, assim, constitui um crivo decisivo para se avaliar o diálogo e as trocas epistemológicas entre a área dos estudos linguísticos, estudos literários e os das ciências humanas e demais campos do saber.

A revista apresenta, para tanto, três sessões: artigos, resenhas e entrevistas.

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

A Grau Zero: revista de Crítica Cultural recebe semestralmente artigos, resenhas e entrevistas inéditos em português, inglês, francês ou espanhol, que devem ser enviados através do Portal do Open Journal, onde se situa a revista na URL:http://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero.

Artigos

Os artigos devem ter entre dez e vinte páginas, incluindo referências bibliográficas, resumo, palavras-chave e qualquer outro elemento que componha o trabalho (gráficos, figuras etc.). O título deve estar centralizado, em negrito e caixa alta, com sua respectiva tradução em inglês, francês ou espanhol. Abaixo do título deve ser indicado o nome do(s) autor(es) e as suas coordenadas devem estar alinhadas no rodapé da página. O resumo, bem como o abstract (O abstract deve estar prioritariamente em inglês. Para trabalhos que foram escritos em inglês, a tradução deve vir em francês, português ou espanhol), não deve exceder o número máximo de 140 palavras, digitadas em fonte Times New Roman, fonte tamanho 10, com espaçamento simples. Logo abaixo, devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave que identifiquem o conteúdo do texto, também traduzidas e inseridas abaixo do abstract. O texto deve iniciar duas linhas abaixo das palavras-chave, também em fonte Times New Roman, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado. As dimensões das margens da página devem ser de 3 cm nas margens superior e esquerda e de 2 cm nas margens inferior e direita. Os subtítulos ao longo do texto devem estar em negrito e centralizados. As citações com até 40 palavras devem ser mantidas no corpo do texto, ultrapassado este limite, devem ser alinhadas à direita com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento simples e fonte tamanho 10, texto justificado. Todas as obras citadas ao longo do texto devem aparecer na lista de referências, ao final do artigo, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda de acordo com a norma NBR-6023. 

Resenhas

As resenhas devem ser realizadas a partir de obras com no máximo vinte e quatro meses de publicação da sua primeira edição. O texto não deve apresentar subdivisões, ou seja, não comporta parágrafos. A referência bibliográfica completa da obra comentada vem no início do texto e, ao final, devem ser apresentadas as coordenadas do resenhista (nome, instituição etc.). Sugerimos que sejam evitadas citações de outras obras, quando isso for imprescindível, incluí-las no corpo do texto. 


Entrevistas

As entrevistas devem apresentar um número máximo de vinte páginas. A pessoa a ser entrevistada precisa ser necessariamente um(a) pesquisador(a) ou ser significativo na perspectiva do eixo temático da atual edição da revista. A entrevista deve conter entre 5 e 10 blocos temáticos, com título, resumo, abstract e palavras-chave no mesmo padrão indicado no ítem “artigos”. O primeiro bloco deve ser uma introdução explicitando a relevância do entrevistado e suas contribuições para o cenário político-cultural atual; e o ultimo deve apresentar uma ficha técnica, com uma sinopse curricular do entrevistado e do entrevistador, local e data da entrevista e toda informação complementar que se faça necessária.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (DOC ou DOX)
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas normas.
  5. O texto deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:

Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.