Mídia e incêndios florestais na Chapada Diamantina

Autores

  • Diosvaldo Pereira Novais Filho Universidade do Estado da Bahia
  • Gislene Moreira Gomes Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Jornalismo Ambiental, Análise de Mídia, Incêndios Florestais, Chapada Diamantina, Economia Política da Comunicação.

Resumo

O estudo Mídia e incêndios florestais na Chapada Diamantina é o ponto de partida para discutir como os meios e a sociedade brasileira percebem e enfrentam os efeitos mais evidentes da crise ambiental contemporânea. A análise da cobertura midiática sobre o fogo que consumiu as unidades de conservação da Chapada Diamantina em 2015 foi construída a partir da classificação de 145 matérias publicadas em 13 veículos e do debate dos resultados com atores estratégicos locais. Desde a Economia Política da Comunicação, foi feita uma análise crítica sobre o papel do jornalismo ambiental na “ecotragédia” da Chapada Diamantina. A ideia é perceber os limites e possibilidades da comunicação ambiental, inserida nos modos de produção e consumo midiático, como alternativa à crise climática desde o olhar da periferia do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diosvaldo Pereira Novais Filho, Universidade do Estado da Bahia

Graduando do Curso de Jornalismo Multimeios na Chapada Diamantina do Campus XXIII da UNEB em Seabra/Bahia e bolsista do projeto de pesquisa e extensão Cercado de Saberes, voltado a educomunicação ambiental na Chapada Diamantina.

Gislene Moreira Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Coordenadora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Uneb Campus XXIII

Referências

BOAS, Sérgio Vilas. Formação & Informação Ambiental: Jornalismo para iniciados e leigos. Sao Paulo: Summus, 2004

BOLAÑO, César. Jornalismo online: reflexões a partir da economia política da comunicação, 2009.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, jornalismo e meio ambiente: teoria e pesquisa. São Paulo: Mojoara Editorial, 2007.

____________________. Jornalismo Ambiental: explorando além do conceito. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 33-44, jan./jun. 2007. Editora UFPR.

BERNA, Vilmar. 2010. Comunicação ambiental: reflexões e prática em educação ambiental. Paulus Editora. São Paulo.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss B. Gerhardt. SP: Ed. Paz e Terra, 2001.

COLOMBO, Macri Elaine. Jornalismo Ambiental: a sua história e conceito no contexto social. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, 2010.

COX, Robert. Environmental communication and the public sphere. Thousands Oaks, California: Sage Publication, 2010.

FANTE, MASSIERER; MORAES, E MOTTER. A trajetória do Jornalismo e dos Jornalistas Ambientais no Brasil: O Núcleo de Ecojornalistas do RS. Anais do 10º Encontro de História da Mídia. Porto Alegre, 2015.

FERNÁNDEZ REYES, Rogelio. Aproximación a la bibliografía de periodismo ambiental iberoamericano. Razón y Palabra. Número 77. Ago-Out 2011. Disponível em: Acesso em: abr. 2015.

GIDDENS, Anthony. A política da mudança climática. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

HAGUENAUER e FILHO. Experiências em Educação e Comunicação ambiental. 2014. São Paulo: Editora CRV.

IBAMA/ Prevfogo. Relatório de Ocorrências de Incêndios em Unidades de Conservação Federais 2005 – 2008. Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 2009.

IBAMA/ Prevfogo. Perfil dos Incêndios Florestais Acompanhados pelo Ibama 2009, Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 2010. Disponível para download em http://www.ibama.gov.br/phocadownload/category/44-p?download=2306%3A2009

ICMBio. Histórico dos Incêndios na Vegetação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre 1973 e abril de 2010, com base em Imagens Landsat. Brasília: Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (IcmBio), 2010 http://www.icmbio.gov.br/revistaeletronica/index.php/BioBR/article/viewFile/141/105

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Multidisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

___________ . Racionalidade ambiental e reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LIMA, M. D. V et al. Os dilemas da comunicação ambiental no contexto do desenvolvimento hegemônico. Revista CMC comunicação mídia e consumo. Do ppgcom – espm, ano 11 vol. 11 n. 32 p. 203-221 set./dez. 2014. Disponível em http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/703/pdf_32.

LIMA, M. D. V. et al. A comunicação ambiental como forma de enfrentamento dos dilemas socioambientais. 2o Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), 2013, Sergipe. Anais... Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, p. 1-13.

LOOSE, Eloisa. Jornalismo ambiental em revista: das estratégias aos sentidos. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação). Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

_____. Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul: 21 anos pela qualificação da informação ambiental. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura. Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós Graduação em Comunicação. Vol 1. Nº 2. Ano 2011.

NELSON, Peter. 10 Dicas Práticas para Reportagem sobre o Meio ambiente. WWWF Brasil, 1994.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PLOMWOOD, Val. Environmental Culture: The Ecological Crisis of Reason. New York: Routledge, 2002.

SERRES, Michel. O contrato natural. Portugal: Editora Piaget, 1994.

SCHIRLEY, Luft. Jornalismo, Meio Ambiente e Amazônia: os desmatamentos nos jornais. O Liberal do Pará e Crítica do Amazonas, 1ed.SL: Annablume, 2005.

SORDI, Jaqueline Orgler. Os sentidos do verde nas páginas de Zero Hora. Programa de PósGraduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS, 2012. Disponível em https://anaisenpja.files.wordpress.com/2014/12/cl_22_jaqueline_sordi.pdf

UNGARETTI, Wladymir Netto. Empresariado e ambientalismo: uma análise de conteúdo da Gazeta mercantil. 1995.

UNGER, Nancy Mangabeira. Heidegger: “salvar é deixar-ser”. Em Moura, Grün e Trajber (orgs). Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2007.

UNESCO. Informe mundial sobre ciencias sociales 2013: cambios ambientales globales. Unesco, 2013.

VILLAR, Roberto. Jornalismo ambiental: evolução e perspectiva. Porto Alegre: Agir Azul na Rede, 1997. Disponível em Disponível em:< www.agirazul.com.br/artigos/jorental.htm>. Acesso em: 06 jan. 2015.

TRIGUEIRO, André. Mundo Sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. São Paulo: Globo, 2005.

Downloads

Publicado

2018-11-27