PESSOAS, SANTOS E FÉ: CELEBRANDO SÃO SEBASTIÃO NO JIRO DO REIS DO MULUNGU DE BONINAL

Autores

  • Maria Eunice Rosa Jesus Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Resumo

O interesse em estudar a religiosidade popular na comunidade negra rural do Mulungu e as práticas de sociabilidade desenvolvidas pelas mulheres para a manutenção e afirmação das suas festividades se explica por esse tema se constituir em um campo rico para a compreensão dos diferentes lugares de saber e de produção de identidades. O principal objetivo é compreender em que medida as redes de sociabilidade construídas no cotidiano da comunidade são responsáveis pela manutenção e preservação de duas festas religiosas do Mulungu. A pesquisa etnográfica é a nossa escolha metodológica, uma vez que parece ser o caminho que melhor traduz  a rotina diária e os eventos especiais que nos levam a uma compreensão das redes de significações do real entre as manifestações culturais, as festividades, as crenças, os modos de viver, o perceber e o imaginar que são partilhados pelo indivíduo e com seu grupo social.

Palavras-chave: Comunidade negra rural. Cotidiano. Festividades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eunice Rosa Jesus, Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas leteraturas (1997); Bacharel em Administração em Micro e Pesquenas Empresas (2005); Mestre em Educação e Contemporaneidade (2006); Doutora em Educação e Contemporaneidade (2016). Atuo na área de Ensino, Prática e Estágio no Curso de Letras Vernáculas e na área de Estágio e no componente comunicação das organizações no Curso de Administração no Departamento de Ciências Humanas -DCH, Santo Antônio de Jesus, Bahia.

Referências

BRANDÃO, Carlos. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRANTES, Eloísa. A Espetacularidade da Performance Ritual no Reisado do Mulungu (Chapada Diamantina – Bahia). Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, v.27, n.1, p.24-47. janeiro/julho, 2007.

CARNEIRO, Edison. Dinâmica do Folclore. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1965.

DEL PRIORE, Mary. Festas e Utopias no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2000.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=290400. Acesso em 19/08/2013.

MENDES, Eloísa Brantes. Do canto do corpo aos cantos da casa: performance e

espetacularidade através do Reisado do Mulungu. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2005.

PESSOA DE CASTRO. Falares africanos na Bahia: Um Vocabulário Afro-Brasileiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras/ Topbooks Editora, 2001.

REQUENA SANTOS, Félix. Amigos y Redes Sociales: elementos para una sociología de la amistad. Madri: Siglo XXI de España Edutores, 1994.

SIMMEL, G. Sociologia. MORAES FILHO, Evaristo (Org). Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983.

TINHORÃO. José Ramos. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo: Editora 34, 2000.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-11-27