COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS EM FACE DA NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DOS CONTADORES DE RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i3.959Palavras-chave:
Competências Essenciais, Nova Contabilidade Pública, Perfil do Contador.Resumo
O objetivo do estudo é identificar quais as competências essenciais deverá o contador do setor público municipal apresentar ou desenvolver face ao desafio da aderência do profissional à Nova Contabilidade Pública sob a perspectiva dos contadores de Rondônia. A pesquisa caracterizou-se como qualiquanti, e a abordagem inicial foi qualitativa, com a utilização de pesquisa documental, seguida pela quantitativa com um survey. Na primeira etapa, resultou da análise documental e descritiva o perfil de competências, com 7 conhecimentos, 8 habilidades e 16 valores. Na segunda, verificou-se que o nível de importância assinalado pelos respondentes sobre as dimensões do perfil dessas competências. Concluiu-se que o perfil profissional requerido é o de bacharelado em Ciências Contábeis com ênfase em sistemas de informações, com noções de custos, análise contábil, patrimonial, orçamentário e financeiro e liderança como elemento conectivo, qualificação de recursos humanos e flexibilidade. O técnico em contabilidade não tem formação suficiente para o desafio da aderência à Nova Contabilidade Pública.
Downloads
Referências
BEZERRA FILHO, J. E. Contabilidade aplicada ao setor público. São Paulo: Atlas, 2014.
BERGAMINI, C. W. Competência: a chave para o desempenho. São Paulo: Atlas, 2012.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Brasília: Senado, 1998.
_______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instruções para Avaliação da Gestão Pública – 2008/2009. Brasília: MP, SEGES, 2008.
CARDOSO, R. L.; RICCIO, E. L.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. RAUSP [online], v. 44, n. 4, p. 365-379, 2009.
CASTRO, D. P. de. Auditoria, contabilidade e controle interno no setor público: integração das áreas do ciclo de gestão: contabilidade, orçamento e auditoria e organização dos controles internos, como suporte à governança corporativa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CASTRO, R. C. S.; ECHTERNACHT; T. H. S.; BRITO, C. A. O. Desenvolvimento de habilidades e competências para a prática contábil: uma pesquisa empírica numa instituição pública brasileira. Revista de Informação Contábil, Recife, v. 3, n. 2, p. 61-82, abr./jun., 2009.
CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Towards a holistic model of professional competence. Journal of European Industrial Training, v. 20, n. 5, p. 20-30, 1996.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). NBC T 16 - Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Disponível em: <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx>. Acesso em: 19 nov. 2014.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DIAZ, M. S. Las competencias desde la perspectiva informacional: apuntes introductorios a nivel terminológico y conceptual, escenarios e iniciativas. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 1, abr. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652008000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 nov. 2014.
DREJER, A. Organisational learning and competence development, The Learning Organisation, v. 7, n. 4, p. 206-220, 2000.
FELIX, C. L.; ALVES, F. J. S.; SILVA, L. M.; CARVALHO, V. S. Em busca da harmonização das normas contábeis para o setor público: uma comparação entre balanços patrimoniais segundo a lei 4320/64 e a IPSAS 1. In: Encontro de Administração Pública e governo, 2008, Anais... Salvador: ANPAD, CD-ROM.
FIALHO, F. A. P.; MACEDO, M.; SANTOS, N.; MITIDIERI, T. C. Gestão do conhecimento a aprendizagem: as estratégias competitivas da sociedade pós-industrial. Florianópolis: Visual Books, 2006.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba. v. 5, edição especial, 183-196, 2001a.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria Brasileira. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001b.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando estratégia e competência. In: BERTERO, C. O. (Coordenador). Gestão empresarial – estratégias organizacionais. São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KAPLAN, R. S., NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
LEI, D.; HITT, M. A.; BETTIS, R. Competências essenciais dinâmicas mediante a metaaprendizagem e o contexto estratégico. In: FLEURY, M. T. Leme; OLIVEIRA Jr., M. de M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. 1.ed. 6 reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Tradução: Patrícia Chittoni R. Reuillard. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LERNER. W. Competência é essencial na administração. São Paulo: Global, 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados.
ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. v. 90, n. 3, p. 79-91, may/june, 1990.
________. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
REIS, L. G.; SLOMSKI, V.; PEREIRA, C. A.; MELLO, G. R. A pesquisa brasileira em contabilidade do setor público: uma análise após a implementação da lei de responsabilidade fiscal. Revista de Informação Contábil. Recife, v. 1, n. 1, p. 89-101, set, 2007.
RETOUR, D.; KROHMER, C. A competência coletiva: uma relação-chave na gestão das competências. In: RETOUR, Didier et al. Competências coletivas no limiar da estratégia. Tradução Sandra Loguércio. Porto Alegre: Bookman, 2011.
ROSA, M. B. Contabilidade do setor público: de acordo com as inovações das normas brasileiras de contabilidade. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
SANTANA JUNIOR, J. J. B. de; PEREIRA, D. M. V. Gonçalves; LOPES, J. E. de Gusmão. Análise das habilidades cognitivas requeridas dos candidatos ao cargo de contador na administração pública federal, utilizando-se indicadores fundamentados na visão da taxonomia de Bloom. Revista de Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 19, n. 46, p. 108-121, 2008.
SILVA, L. M. da. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
SLOMSKI, V. Controladoria e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2007.
______. Manual de contabilidade pública: de acordo com as normas internacionais aplicadas ao setor público (IPSASB/IFAC/CFC). 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
TAKAHASHI, A. R. W.; FISHER, A. L. Descortinando os processos da aprendizagem organizacional no desenvolvimento de competências em instituições de ensino superior. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32, 2008, Rio de Janeiro/RJ. Anais... ANPAD. CD-ROM.
TAMAYO, Á. Valores Organizacionais. In: SIGUEIRA, Mirlene Maria Matias (org). Medidas do comportamento organizacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 11.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2008.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.