PERFIL E EXPECTATIVAS DOS INGRESSANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

Autores

  • Claudio de Souza Miranda Professor Doutor da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)
  • Adriana Maria Procópio Araújo Professora Associada da Universidade de São Paulo (FEARP-USP) Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
  • Raïssa Alvares de Matos Miranda UNIP- Universidade Paulista - Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i1.725

Palavras-chave:

Perfil do ingressante, Atuação contábil, Ensino superior contábil

Resumo

O estudo teve como objetivo a análise do perfil e das expectativas dos ingressantes do curso de ciências contábeis. A população da pesquisa totalizou 505 alunos ingressantes do curso de ciências contábeis, compreendendo dez faculdades de cinco cidades da região no noroeste paulista, geograficamente próximas à cidade de Ribeirão Preto. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento de dados por veiculação de questionários online. Os resultados indicam que os ingressantes do curso de Ciências optam pelo curso, levando em consideração a influência das características de mercado. As principais funções de atuação futura são praticamente desconhecidas pelos ingressantes. Com relação às áreas de trabalho, a pesquisa aponta forte tendência para grandes organizações e empreendedorismo contábil. No tocante a renda, o perfil da população apresenta renda média abaixo da média Brasil. Entre as dificuldades apresentadas, a mais relevante, indica possíveis deficiências da língua inglesa principalmente dos ingressantes advindos do ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Souza Miranda, Professor Doutor da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

Adriana Maria Procópio Araújo, Professora Associada da Universidade de São Paulo (FEARP-USP) Programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP)

Raïssa Alvares de Matos Miranda, UNIP- Universidade Paulista - Ribeirão Preto

Doutoranda em Administração de Organizações FEARP-USP

Referências

ALBRECHT, S.; SACK,R. Accounting Education: Charting a course Through a perilous future. Accounting Education Series, American Accounting Association, n. 16, 2000

ARAÚJO, S.P.M.; BOAVENTURA, J.M.G.; TELLES, R.; SIQUEIRA, J.P.L.; ROBIC, A.R. fatores de escolha da carreira de administração e da instituição de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 2, p. 163-190, Abr/Mai/Jun 2010.

ARQUERO, J.;BYRNE, M.; FLOOD, B.;GONZALEZ, J. Motives, expectations, preparedness and academic performance: A study of students of accounting at a Spanish university. Revista de Contabilidad-Spanish Accounting Review. v.12, n.2, 2009

BECK, F.; RAUSCH, R.B. Fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na percepção de discentes do curso de ciências contábeis. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo, 2012

BOMTEMPO, M. S.; SILVA, D.; GARCIA, M. N.; CODA, R. Estudo dos Motivos da Escolha do Curso de Administração de Empresa por meio da Modelagem de Equação Estruturais. In: XXXI ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO – EnANPAD, Rio de Janeiro, 2007.

BYRNE,M; FLOOD,B. A study of accounting students motives, expectations and preparedness for higher education. Journal of Further and Higher Education, Vol 29, No 2, pp 111-124. 2006

BYRNE, M.; FLOOD,B.; HASSAL,T.; JOYCE,J.; MONTAÑO,J.L.A. Motivations, expectations and preparedness for higher education: A study of accounting students in Ireland, the UK, Spain and Greece. Accounting Forum. v. 36, n.2, pp. 134–144, 2012

GODOY, A.S.; SANTOS, F.C.; MOURA, J.A. Avaliação do impacto dos anos de graduação sobre os alunos. Estudo exploratório com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de uma faculdade particular de São Paulo. Administração On Line. v.2, n.1, 2001

INEP. Microdados ENADE. S/D. Disponível em < http://portal.inep.gov.br/> visualizado em 26 de novembro de 2014.

MIRANDA, C.S; ARAÚJO, A.M.P.; MIRANDA, R.A.M. Percepções sobre o Ensino Superior de Contabilidade e o Mercado de Trabalho dos Contadores: Uma Avaliação da População com Curso Superior Completo ou em Curso. In: 12º CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE. São Paulo, 2012

MIRANDA, C.S; MIRANDA, R.A.M.; ARAÚJO, A.M.P. Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o curso de ciências contábeis e as atividades do profissional contador. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. v. 3, n. 1, p. 17-35, jan/abr., 2013.

MIRANDA, N.A.; SILVA, D. Estudo de Aspectos Profissionais dos Alunos do Ensino Superior Noturno de Administração de Empresas. Administração On Line. v.3, n.3, 2002.

ODIA, J.O.; OGIEDU, K.O. Factors Affecting the Study of Accounting in Nigerian Universities. Journal of Educational and Social Research. v.3, n.3, 2013

PANUCCI FILHO, L. Perspectivas profissionais dos estudantes de ciências contábeis. Revista Ciências Sociais em Perspectiva. v. 10, n. 19, 2011.

PANUCCI FILHO, L.; CLEMENTE, A.; SOUZA, A.; ESPEJO, M.M.S.B. Dificuldades e Perspectivas dos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná Segundo o Perfil Socioeducacional. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. v.7 n.1, p. 20-34, 2013

PINHEIRO, R.G.; SANTOS, M.R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. In: XIII SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, São Paulo, 2010.

SILVA, W. R.; MACHADO, M. A. V. Motivos que Levam os Alunos a Cursar Graduação em Administração: Uma análise comparativa entre instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 4, p. 125-152, 2007.

SONTAG, A.G.; HUFF, G.; HOFER, E; LANGARO, J.A. Fatores que influenciam a opção pelo curso de Ciências Contábeis. In: VI SEMINÁRIO DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL, 2007.

WELLS, P. The Supply of Accounting Graduates in New Zealand. White Paper. Faculty of Business, Auckland University of Technology. 2005

Downloads

Publicado

2015-01-26

Edição

Seção

Edição Especial: 5º ano da RGFC