APRESENTAÇÃO

Autores

  • Kátia Maria Santos Mota Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Valquíria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Resumo

Neste século XXI, com a evolução tecnológica, que permite o acesso aos processos cognitivos envolvidos na prendizagem, possibilitando analisar e compreender como o conhecimento se dá em termos neurocientíficos, fisiológicos, e que fatores influenciam no processamento da informação, na aprendizagem, os educadores têm a tarefa de estudar,
pesquisar e se atualizar a partir desses novos parâmetros de estudo. Não há mais como o educador negar os estudos neurocientíficos, a relação entre o funcionamento do cérebro e a aprendizagem. A partir desse contexto, neste número 41 trazemos estudos que discutem questões voltadas para o debate em torno da cognição, da aprendizagem e da formação de professores. Tendo em vista a discussão proposta nesta edição – Cognição, Aprendizagem e Formação de Professores –, o primeiro artigo Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores, de Valquíria Claudete Machado Borba, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira e Adelino Pereira dos Santos, traça um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica
mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Maria Santos Mota, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Estudos Luso-Brasileiros na Brown University, EUA. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Vice--Coordenadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO)

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Doutora em Letras e Linguística. Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus I. Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Campus V da UNEB. Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem (GEEL/UNEB).

Como Citar

MOTA, K. M. S.; BORBA, V. C. M. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859. Acesso em: 20 abr. 2024.