MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

  • Luísa Álvares Pereira Universidade de Aveiro (UA).
  • Luciana Graça Universidade de Aveiro -UA.
  • Anderson Carnin Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Formação de professores, Gêneros de texto, Escrita.

Resumo

Os modelos atualmente adotados, quer em Portugal quer no Brasil, no contexto da universitarização da formação de professores para a competência de escrita, em particular, têm proposto novas formas de agir didático, nomeadamente, no sentido de uma articulação entre a formação e o próprio contexto escolar. Após uma breve apresentação de algumas considerações sobre a formação de professores para o ensino
da língua, em geral, e para o ensino da produção escrita, em particular, passaremos à apresentação de três processos de formação contínua para o ensino da produção de textos escritos, terminando com algumas considerações que podem ser extraídas de todo esse processo, e que nos permitem equacionar princípios-chave para a definição de um modelo de formação de professores para o ensino dessa competência.

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Biografia do Autor

Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro (UA).

Doutora em Didática do Português pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Aveiro (UA). Professora auxiliar do departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA). Linhas de pesquisa: Ensino da Escrita - Produção de gêneros de textos na escola. Grupo de pesquisa a que pertence: Protextos - CIDTFF/UA.

Luciana Graça, Universidade de Aveiro -UA.

Doutora em Didática pelo programa Pós-Graduação em Educação - Universidade de Aveiro (UA). Pós-doutoranda em Didática
- Ciências da Educação, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/75952/2011), no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Linhas de pesquisa: Ensino da Escrita - Produção de gêneros de textos na escola. Grupo de pesquisa a que pertence: Protextos - CIDTFF/UA

Anderson Carnin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS

Mestre e doutorando em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/Capes) Campus São
Leopoldo-RS. Estágio de doutoramento sanduíche (PDSE/Capes) na Universidade de Aveiro. Linhas de pesquisa: Interação e Práticas Discursivas – Linguagem e Práticas Escolares

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Como Citar

PEREIRA, L. Álvares; GRAÇA, L.; CARNIN, A. MODELOS DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGAL E NO BRASIL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/829. Acesso em: 25 abr. 2024.