REPERCUSSÕES DE DESCOBERTAS NEUROCIENTÍFICAS AO ENSINO DA ESCRITA

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Palavras-chave:

Neurociências, Educação, Aprendizado, Escrita

Resumo

Este trabalho explora algumas descobertas das neurociências com implicação com a educação, em especial com a aquisição e o aprendizado da escrita. O advento das tecnologias permitiu ampliar substancialmente o funcionamento da linguagem no
cérebro humano, como se aprende, processa, evoca ou se esquece o conhecimento verbal. Com base em Damásio e Damásio (2004), Dehaene (2012), Scliar-Cabral (2009), Hassin, Uleman e Bargh (2005), Ausubel (1982), Ausubel, Novak e Hanesian (1983), Izquierdo (2002, 2004), Boujon e Quaireau (2000), discute-se e especulase sobre as seguintes questões: dissimetrização e invariância na alfabetização; aprendizado indireto, conhecimentos prévios e prática da leitura no contexto escolar; plasticidade cerebral e período crítico; diversidade de estimulação, emoção e nível de processamento na consolidação das memórias; atenção e aprendizagem. Defende-se, por fim, a consideração de achados neurocientíficos no ensino de língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Endereço para correspondência: Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL).

Referências

ANDERSON, J. Memória e aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

ARAÚJO E OLIVEIRA, J. B. Lereis como deuses: a tentação da proposta construtivista. Sinais Sociais, ano 1, n. 1, p. 146-178, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.alfaebeto.org.br/wp-content/uploads/2013/09/lereis_como_deuses.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2013.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educativa: um punto de vista cognoscitivo. México: Editorial Trillas, 1983.

BADDELEY, A; ANDERSON, M.; EYSENCK, M. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BECKER, S.; WÖßMANN, L. Was Weber wrong? A human capital theory of protestant economic history. The Quarterly Journal of Economics, v. 124, n. 2, p. 531-596, May 2009.

BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BOUJON, C. L’attention chez I’enfant. In: LIEURY, A. et coll. Manuel de psychologie de l’éducation et de la formation. Paris: Dunod, 1996.

BOUJON, C.; QUAIREAU, C. Atenção e aproveitamento escolar. Tradução Ana Paula Castellani. São Paulo: Loyola, 2000.

CASCARELLI, C. V.; NOVAIS, A. E. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul./set. 2010.

CASTRO, P. N.; GABRIEL, R. Interface entre memória e leitura. Signo, v. 32, n. 53, p. 175-188, dez, 2007.

CHOMSKY, N. Syntactic structures. The Hague, 1957. A mesma teoria revisitada em Aspects of the theory of syntax. Cambridge, 1965.

COSTA, J. C.; PEREIRA, V. W. (Org.). Linguagem e cognição: relações interdisciplinares. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

CRAIK, F. I. M.; TULVING, E. Depht of processing and the retention of words in episodic memory. Journal of experimental psychology, n. 104, p. 268-294, 1975.

DAMÁSIO, A.; DAMASIO, H. O cérebro e a linguagem. Viver mente & cérebro - Scientific American, ano XIII, n. 143, dez. 2004.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DEHANE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

EKMAN, P. Emotion in the human face. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.

FERRARI, E. A. M. et al. Plasticidade neural: relações com o comportamento e abordagens experimentais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 17, n. 2, p. 187-194, maio/ago. 2001.

FLORIANI, K. B. A influência da leitura na aprendizagem implícita de estruturas complexas na produção escrita da língua portuguesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2005.

GABRIELI, J. Dyslexia: a new synergy between education and cognitive neuroscience. Science, v. 325, n. 280, p. 280-283, 2009.

GUARESI, R. Correlações entre experiência em leitura e desempenho em produção escrita em educandos de 8ª série do Ensino Fundamental. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2004.

GUARESI, R. Influência da leitura no aprendizado da escrita: uma incursão pela (in)consciência. In: PEREIRA, V. W.; GUARESI, R.. Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/estudossobreleitura.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2014.

HASSIN, R. R.; ULEMAN, J. S.; BARGH, J. A. The new unconscious. Oxford: Oxford University Press, 2005.

IZQUIERDO, I. A arte de esquecer: cérebro e memória. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

KHALIL, Denise Nunes Alves. Interface educação-psicanálise: considerações sobre a motivação e o fracasso escolar. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://www.uva.br/mestrado/dissertacoes_psicanalise/interface-educacao-psicanalise-consideracoes-sobre-a-motivacao-e-o-fracasso-escolar.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2013.

LENT, R. et al. How many neurons do you have? Some dogmas of quantitative neuroscience under revision. European Journal of Neuroscience, v. 35, n. 1. jan. 2012. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22151227>. Acesso em: 03 nov. 2013.

ORGANISATION DE COOPÉRATION ET DE DÉVELOPPEMENTE ÉCONOMIQUES (OCDE). Comprendre le cerveau: vers une nouvelle science de l’apprentissage. 2002. Disponível em: <http://prea2k30.scicog.fr/ressources/accesfichier/16.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2013.

______. Comprende le cerveau: naissance d’une science de l’apprentissage. 2007. Disponível em: <http://www.oecd.org/fr/sites/learninginthe21stcenturyresearchinnovationandpolicyapprendreauxxiesieclerechercheinnovationetpolitiques/40583325.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2013.

PELLEGRINI, D. Entrevista com Emília Ferreiro. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 162, maio 2003. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ato-ler-evolui-423536.shtml>. Acesso em: 03 nov. 2013.

PEREIRA, W. et al. Competências emocionais no processo de ensinar e aprender em enfermagem na perspectiva das neurociências. Revista Latino-Americana de Enfermagem,v. 21, n. 3, maio/jun. 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/75971>. Acesso em: 03 nov. 2013.

POPPER, K. R.; ECCLES, J. C. O eu e seu cérebro. Brasília: Editora da UNB/Papirus, 1995.

POERSCH, M. Simulações conexionistas: a inteligência artificial moderna. In. POERSCH, M; ROSSA, A (Ed.). Processamento da linguagem e conexionismo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

REBER, A. S. Implicit learning of artificial grammars. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 6, n. 6, p. 855-863, 1967.

SCLIAR-CABRAL, L. A desmistificação do método global. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 1, p. 6-11, jan./mar. 2013.

______. Aventuras de vivi. Florianópolis: Lili, 2012.

______. Aprendizagem neuronal na alfabetização para as práticas sociais da leitura e escrita. Revista Intercâmbio, v. XX, p. 113-124, 2009.

SMITH, F. Reading like a writer. Language Arts, v. 60, n. 5, p. 558-567, May 1983.

______. Leitura significativa. Tradução Beatriz Afonso Neves. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

STAHL, S. M. Psicofarmacologia: base neurocientífica e aplicações práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: MEDSI – Editora Médica e Científica, 2002.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, v. 7, n. 29, p. 8-12, fev./abr. 2004. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2013.

Como Citar

GUARESI, R. REPERCUSSÕES DE DESCOBERTAS NEUROCIENTÍFICAS AO ENSINO DA ESCRITA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/823. Acesso em: 28 mar. 2024.