EDITORIAL

Tânia Regina Dantas, Liége Maria Sitja Fornari

Resumo


O número temático 41 da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade explora um tema complexo e atual que se impõe ao debate acadêmico na contemporaneidade,
abarcando o campo da neurociência cognitiva na área educacional. Oportunamente, esta publicação põe em destaque a relevância desse tema para a área de formação inicial e
continuada de professores e, ainda, evidencia a necessidade de se incrementar a pesquisa nesse campo de conhecimento que possa contribuir decisivamente, dentre outros aspectos,
para incluir esta discussão nas matrizes curriculares e fortalecer a prática pedagógica.
O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pesquisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

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e-ISSN: 2358-0194

 Classificação Qualis CAPES:

 Educação - A2

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