O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p344-357

Palavras-chave:

Formação de professores, Mentoria, WhatsApp

Resumo

Resumo 

Discute-se as potencialidades, limites e desdobramentos pedagógicos do uso do Whatsapp como ferramenta complementar ao processo de formação docente no Programa Híbrido de Mentoria, no qual professoras experientes auxiliam professoras iniciantes que atuam na Educação Básica. Considera-se os dados de oito meses de conversas de uma díade mentora e professora iniciante no WhatsApp e registros num Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir da análise dos processos de ensino-aprendizagem, do ciclo de inquirição e das presença social, cognitiva e docente (VAUGHAN; CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). A princípio, a ferramenta era utilizada para envio de recados e paulatinamente tornou-se um recurso para compartilhamento de experiências e de reflexão sobre as práticas. Infere-se que o WhatsApp favoreceu o contato da díade, possibilitou o conhecimento detalhado de situações, a condução de processos de mentoria e verificação de seus desdobramentos. 

Palavras-chave: Formação de professores. Mentoria. WhatsApp.


Abstract 

The article presents the potentialities, limits and pedagogical consequences of the use of Whatsapp as a complementary tool to the teacher education processes in a Hybrid Mentoring Program, in which experienced teachers assist Basic Education novice teachers. Data from eight months of conversations of a mentor and a novice teacher using WhatsApp and records in a Virtual Learning Environment were analyzed considering the teaching-learning processes, the inquiring cycle and the social, cognitive and teaching presence (Vaughan, Cleveland-Innes & Garrison, 2013). At the beginning of the conversations, the tool was used for sending messages and gradually became a resource for sharing experiences and reflection on practices. It is inferred that WhatsApp favored the contact of the dyad, enabled the detailed description and analyzes of situations, the mentoring processes and its developments.

Key-words:  Teacher education. Mentoring. WhatsApp.


Resumen

Investigamos las potencialidades, límites y desarrollos pedagógicos del uso de Whatsapp como una herramienta complementaria para el proceso de formación del profesorado en el Programa Híbrido de Mentoría, donde los docentes experimentados ayudan a los docentes principiantes que trabajan en Educación Básica. Analizamos ocho meses de conversaciones por un díada mentora y un principiante en WhatsApp y los registros producidos en una sala de aprendizaje virtual considerando los procesos de enseñanza-aprendizaje, basados en los conceptos del ciclo de investigación y en la presencia social, cognitiva y docente (VAUGHAN, CLEVELAND-INNES; GARRISON, 2013). Al principio, la herramienta se utilizó para enviar mensajes y gradualmente se convirtió en un recurso para compartir experiencias y reflexionar sobre las prácticas. Lo WhatsApp favoreció el contacto de la díada, permitiendo conocer los detalles de las situaciones, la conducción de los procesos de mentoría y la verificación de sus desarrollos.

Palabras clave: Formación de docentes. Mentoria. WhatsApp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal De São Carlos (UFSCar).

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Bruna Cury de Barros, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ANDERSON, Terry; ROURKE, Liam; GARRISON, D. Randy; ARCHER, Walter. Assessing teaching presence in a computer conferencing context. Journal of Asynchronous Learning Networks, 5(2), 1-17, 2001.

BOLÍVAR BOTIA, Antonio; DOMINGO SEGOVIA, Jésus; FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación. Madrid: La Muralla, 2001.

GALLAVAN, Nancy P.. Mediating the sources and benefits of teacher self-efficacy for systematic transformative meaning-making. In: PETTY, T.; GOOD, A.; PUTMAN, M. (Eds) Handbook of Research on Professional Development for Quality Teaching and Learning, Advances in Higher Education and Professional Development (321-341). Hershey, PA: IGI Global, 2015.

GARRISON, D. Randy.; VAUGHAN, Norman D.. Blended learning in higher education: framework, principles, and guidelines. San Francisco: JohnWiley & Sons, 2008.

HAO, Shuang; CUI, Mengyao; DENNEN, Vanessa P.; TUREL, Yalin K.; MEI, Li. Analysis of mobile learning as an innovation in higher education: a comparative study of three countries. International Journal of Mobile Learning and Organisation, 11(4), 314, 217. doi:10.1504/ijmlo.2017.087080

KELLY, Nick; ANTONIO, Amy. Teacher peer support in social network sites. Teaching and Teacher Education, 56, 138–149, 2016. doi:10.1016/j.tate.2016.02.007

MIZUKAMI, Maria da Graça N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça N.; REALI, Aline M. M. R.. Aprender A Ser Mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, 19(1), 113-133, 2019.

ORLAND-BARAK, Lily. Convergent, divergent and parallel dialogues: Knowledge construction in professional conversations. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 12(1), 13-31, 2006.

SARTI, Flavia M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação, Belo Horizonte, 25(2), 2009.

SHULMAN, Lee S.. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14, 1986.

TIMPERLEY, Helen. Professional Conversations, and Improvement-Focused Feedback: A Review of the Research Literature and the Impact on Practice and Student Outcomes. Australian Institute of Teaching and School Leadership (AITSL), Melbourne, 2015.

VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos.. Ensinando a ensinar: As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

VAUGHAN, Norman. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, 13(1–2), 60-65, 2010.

VAUGHAN, Norman. D.. Designing for an inquiry based approach to blended and online learning. Revista Eletrônica de Educação, 9(3), 30-47, 2015.

VAUGHAN, Norman. D.; GARRISON, D. Randy; CLEVELAND-INNES, Martha. Teaching in Blended Learning Environments: Creating and Sustaining Communities of Inquiry. Canadá: AU Press, Athabasca University, 2013.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, 35 (3), 479-504, 2010.

Publicado

2020-07-03

Como Citar

REALI, A. M. M. R.; SOUZA, A. P. G. de; BARROS, B. C. de. O Whatsapp na formação de professores iniciantes no Programa Híbrido de Mentoria da da UFSCAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 58, p. 344–357, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p344-357. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7715. Acesso em: 28 mar. 2024.