EXERCÍCIO DE INTIMIDADE: UMA APROXIMAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE SI

Autores

  • Ana Chrystina Venancio Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p237-246

Palavras-chave:

Escrita infantil, Cartas, Escrita autobiográfica

Resumo

Diferentemente do que se imagina, as crianças escreveram sobre si mesmas em agendas, diários e cartas que, ainda, não mereceram suficiente atenção para a guarda e investigação, uma vez que não se valorizava o universo não adulto. Publicações, eventos acadêmicos e exposições sobre a escrita infantil expressam uma inflexão na historiografia e historiografia da educação. Entendendo que uma primeira aproximação com o universo infantil, a partir da escrita, remete de imediato à compreensão de que há uma diferença entre escrever sobre a infância e escrever na infância, este artigo volta-se para as cartas escritas por crianças. Para tanto, elege três estudos, no âmbito da historiografia da educação, sobre a aprendizagem e exercício dessa escrita autobiográfica no espaço doméstico, no exílio e no espaço escolar, o que permite interrogar sobre a centralidade que a escrita de cartas teve na aprendizagem dos códigos de civilidade, no autoconhecimento, na formação moral e na internalização de normas gramaticais. Em diálogo com historiadores da educação que têm produzido uma reflexão sobre a escrita infantil, a interpretação aqui tecida indica que, longe de serem escritas livres, as cartas analisadas não estão imunes ao controle dos adultos e trazem, ainda que invisíveis, as marcas dos pais, preceptores e professores que incentivam, aplaudem, corrigem. Defende-se, por fim, ser preciso sensibilizar o poder público sobre a imperiosa necessidade de estabelecer uma política de preservação das escritas infantis, em especial as das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Chrystina Venancio Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do CNPq. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Procientista (FAPERJ/UERJ).

Referências

AGUIAR, Jaqueline Vieira. Mulheres educadas para governar: o cotidiano das lições nas cartas das princesas Isabel e Leopoldina. 2012. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, 2012.

ALEIXO, Maria Isabel Pereira; ALVES, Maria do Céu. Epístolas infantis: fragmentos emergentes do quotidiano rural no tempo escolar (1955-1958). In. CASTILLO GÓMEZ, Antonio (Dir.); SIERRA BLÁS, Verónica (Ed.). Mis primeros pasos: alfabetizacion, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijon: Ediciones Trea, 2008. p. 455-476.

ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1993.

ARIAS CARRASCOSA, Miguel Angel; GARNACHO GÓMEZ, Ignácio. Los cuadernos escolares. In: SIERRA BLAS, Verónica; MARTINEZ, Laura; MONTEAGUDO, José Ignácio (Org.). Esos papeles tan llenos de vida... Materiales para el estudio y edición de documentos personales. Girona: CCG Ediciones, 2009.

BECCHI, Egle. Una bambina scrive delle sciocchezze: i cahiers de betizes di Maria Bonaparte. In: ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1995. p. 97-121.

CASTILLO GÓMEZ, Antonio (Dir.); SIERRA BLÁS, Verónica (Ed.). Mis primeros pasos: alfabetizacion, escuela y usos cotidianos de la escritura (siglos XIX y XX). Gijon: Ediciones Trea, 2008.

DAUPHIN, Cécile; POUBLAIN, Daniele. Maneiras de escrever, maneiras de viver: cartas familiares no século XIX. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo, RS: EDUPF, 2002. p. 75-87.

JULIA, Dominique. Documenti della scrittura infantile in Francia. In: ANTONELLI, Quinto; BECCHI, Egle (a cura di). Scritture bambine. Testi infantili tra passato e presente. Roma: Laterza, 1993. p. 5-24.

LACERDA, Lilian. Álbum de leitura: memórias de vida, histórias de leitoras. São Paulo: Unesp, 2003.

MACIEL, Francisca Isabel. Cartas pedagógicas: fragmentos de um discurso. In: BASTOS, Maria Helena Camara; CUNHA, Maria Teresa Santos; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.). Destinos das letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo, RS: UPF, 2002. p. 205-216.

MEDA, Juri; MONTINO, Davide; SANI, Roberto (Org.). School exercise books: a complex source for a history of the approach to schooling and education in the 19th and 20th centuries. Firenze: Edizioni Polistampa, 2010.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

MONTINO, Davide. As crianças e a escrita de si: ocasiões, limites e ambiguidades da autobiografia infantil na contemporaneidade. In: PASSEGI, Maria da Conceição (Org.). Tendências da pesquisa (auto)biográfica. Natal, RN: EdUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 113-130.

NEVES, Margarida de Souza. Paisagens secretas; memórias da infância. In: NEVES, Margarida de Souza; LÔBO, Yolanda Lima; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cecília Meireles: a poética da educação. Rio de Janeiro: Editora PUC/Loyola, 2001. p. 23-40.

PERES, Eliane; ALVES, António Mauricio Medeiros (Org.). Cartas de professor@s, cartas a professor@s. Escrita epistolar e educação. Porto Alegre: Redes, 2009.

SIERRA BLAS, Verónica; MARTÍNEZ MARTÍN, Laura; MONTEAGUDO, José Ignácio (Ed.). Esos papeles tan llenos de vida... Materiales para el estudio y edición de documentos personales. Girona: CGC Edicions, 2009.

SIERRA BLAS, Verónica. Palabras huérfanas: los niños y la Guerra Civil. Madrid: Taurus, 2009.

______. Aprender a escribir cartas: los manuales epistolares em la España contemporánea (1927-1945). Gijón: Ediciones Trea, 2003.

VIANA, Maria José Motta. Do sótão à vitrine – memórias de mulheres. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.

VIÑAO, Antonio. Las autobiografias, memórias y diarios como fuente histórico-educativa: tipología y usos. In: Teias – Revista da Faculdade de Educação da UERJ, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 82-97, 2000.

______. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. p. 15-34.

______. La memoria escolar: restos y huellas, recuerdos y olvidos. In: Annali di storia dell’educazione e delle istituzioni scolastiche, Brescia, n. 12, p. 19-34, 2005.

Publicado

2019-10-16

Como Citar

MIGNOT, A. C. V. EXERCÍCIO DE INTIMIDADE: UMA APROXIMAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE SI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 237–246, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p237-246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7453. Acesso em: 29 mar. 2024.