FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA COMO OBJETO

Autores

  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p221-233

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Música, Educação

Resumo

Este artigo apresenta considerações teórico-metodológicas sobre a escrita de pesquisas denominadas de “estado do conhecimento”. Com base na terminologia encontrada na literatura referente ao tema, o texto apresenta uma proposta de distinção entre o “estado da arte” e o “estado do conhecimento”, comumente considerados como sinônimos. Ancorado nessa distinção terminológica, o autor descreve os resultados do “estado do conhecimento” realizado para a pesquisa de doutoramento em Educação sobre a permanência de práticas tradicionais típicas dos Conservatórios de Música nas instituições contemporâneas de Ensino Superior. Por meio desse exercício foi possível perceber que vários estudos já vinham identificando a permanência e manutenção dessas práticas, e sinalizando a necessidade de reformas. Tal fato acabou por sublinhar a força explicativa do conceito bourdesiano de habitus, possibilitando a construção da noção de habitus conservatorial, ferramenta teórica que norteou a análise dos documentos curriculares de alguns cursos de Licenciatura em Música do Brasil.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e Sociais - Curso de Licenciatura em Música (UFMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (PPGEdu/ UFMS).

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

PEREIRA, M. V. M. FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: O ENSINO SUPERIOR EM MÚSICA COMO OBJETO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 221–233, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p221-233. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7452. Acesso em: 17 abr. 2024.