ENTREVISTA NARRATIVA COM ESPECIALISTAS: APORTES METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO

Autores

  • Wivian Weller Universidade de Brasília
  • Sinara Pollom Zardo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p131-143

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa em Educação, Fenomenologia Social, Entrevistas narrativas, Entrevistas com especialistas, Políticas públicas em Educação

Resumo

Este artigo analisa o aporte metodológico da entrevista narrativa e da entrevista com especialistas, e sua contribuição para a pesquisa qualitativa em Educação. Apresenta, inicialmente, algumas reflexões em torno da Fenomenologia Social de Alfred Schütz e sua relação com a pesquisa qualitativa. Em seguida, são discutidos os procedimentos da entrevista narrativa desenvolvidos por Fritz Schütze, bem como aspectos metodológicos da entrevista com especialistas apontados por Michael Meuser e Ulrike Nagel. Na parte final do artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada com base em entrevistas narrativas com gestores educacionais responsáveis pela implementação de políticas de inclusão nos sistemas de ensino.Os resultados deste estudo apontam que a utilização de entrevistas narrativas com especialistas em pesquisas qualitativas em Educação possui uma dimensão científica e política, na medida em que permite o aprofundamento teórico sobre a trajetória biográfica e profissional dos gestores e a relação desta com os pressupostos que orientam suas ações na efetivação de políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Wivian Weller, Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Universidade de Brasília UnB). Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UnB. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Pós-doutorado na Stanford University (EUA). Coordena o grupo de pesquisa Gerações e Juventude da Faculdade de Educação/UnB (GERAJU). Editora de Linhas Críticas – Revista da Faculdade de Educação da UnB.

Sinara Pollom Zardo, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Visitante do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da UnB. Professora pesquisadora do grupo de pesquisa Gerações e Juventude da Faculdade de Educação/UnB (GERAJU). Endereço para correspondência: Faculdade de Educação – UnB

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

WELLER, W.; ZARDO, S. P. ENTREVISTA NARRATIVA COM ESPECIALISTAS: APORTES METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 131–143, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p131-143. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7444. Acesso em: 28 mar. 2024.