PESQUISAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: NOTAS METODOLÓGICAS PARA INVESTIGAÇÕES COM CURRÍCULOS DE GOSTO DUVIDOSO

Autores

  • Marlécio Maknamara Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marlucy Alves Paraíso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p41-53

Palavras-chave:

Teorias pós-críticas, Pesquisa em educação, Análise do discurso musical

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de destacar algumas notas teórico-metodológicas em torno de pesquisas em educação que se pretendem pós-críticas. Inicia destacando algumas características de teorizações pós-críticas em educação. Em seguida, explicita motivos a partir dos quais é produtivo investigar, numa perspectiva pós-crítica, os ensinamentos de músicas. Adiante, considerando a produtividade de discursos musicais na constituição de posições de sujeito, destaca alguns procedimentos afeitos a pesquisas pós-críticas em educação que empregam análises discursivas segundo inspiração de Michel Foucault. Por fim, traz algumas considerações finais referentes ao compromisso de pesquisar e de tentar escrever pós-criticamente em educação, sobretudo em se tratando de investigar discursos musicais.

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Biografia do Autor

Marlécio Maknamara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Endereço para contato: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Currículo

Marlucy Alves Paraíso, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas (GECC)

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

MAKNAMARA, M.; PARAÍSO, M. A. PESQUISAS PÓS-CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: NOTAS METODOLÓGICAS PARA INVESTIGAÇÕES COM CURRÍCULOS DE GOSTO DUVIDOSO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 41–53, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p41-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7437. Acesso em: 29 mar. 2024.