FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE PROFISSIONAL NA VOZ DE DOCENTES DO BRASIL E DE PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p%25p

Palavras-chave:

Formação contínua, Identidade profissional, Educação básica, Memorial formativo

Resumo

A partir da escrita de um memorial formativo feito por sete professores brasileiros e cinco portugueses, buscou-se identificar a percepção de docentes da Educação Básica da rede pública do Brasil e de Portugal sobre o
desenvolvimento da formação continuada que vivenciam. Os dados colhidos foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, com o objetivo de estabelecer a relação entre a formação e a construção da identidade profissional e discutir as políticas públicas de formação em vigor no momento no Brasil e em Portugal. Os resultados indicam que nos dois países existe empenho do setor público em atender à demanda de formação continuada dos docentes, mas, aparentemente, não está atingindo a classe de forma efetiva. Percebe-se descontentamento dos docentes com a formação oferecida e desânimo em buscar alternativas, trazendo consequências para a constituição da identidade profissional. Destaca-se que Portugal está implantando uma grande mudança a partir do Programa Flexibilidade e Autonomia Curricular, que poderá ser um indicativo para as políticas públicas brasileiras, mas que ainda requer muitas análises e considerações.

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Biografia do Autor

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) Campus Ribeirão Preto. Professora Associada do Departamento
de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rosa Maria Moraes Anunciato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Associada do Departamento de Teorias
e Práticas Pedagógicas da UFSCar.

Ana Maria Costa e Silva, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMINHO). Professora e Investigadora Sênior da Universidade
do Minho - Portugal

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Como Citar

SIVIERI-PEREIRA, H. de O.; MORAES ANUNCIATO, R. M.; COSTA E SILVA, A. M. FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE PROFISSIONAL NA VOZ DE DOCENTES DO BRASIL E DE PORTUGAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 202–220, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7191. Acesso em: 19 abr. 2024.