TRABALHO DOCENTE E DESAFIOS NA ATUALIDADE: ENTREVISTA COM ÁLVARO MOREIRA HYPOLITO1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p183-201

Palavras-chave:

Trabalho docente, Profissionalização docente, Gestão Educacional, Desafios atuais, Neoliberalismo

Resumo

Álvaro Moreira Hypolito é Doutor em Curriculum and Instruction pela
Universidade de Wisconsin-Madison e Professor Titular da Universidade Federal
de Pelotas (UFPel). O renomado professor em pesquisas referentes ao trabalho
docente nos concedeu esta entrevista no dia 31 de janeiro de 2019, na Faculdade
de Educação da UFPel. Neste texto, Álvaro elucida de forma teoricamente densa,
objetiva e clara quais são os desafios do trabalho docente na atualidade. Desafios
estes que vêm sendo progressivamente intensificados com as modificações
políticas ocorridas no Brasil, principalmente a partir das últimas eleições em
2018. Frente a este cenário, a entrevista aqui apresentada torna-se uma leitura
fundamental para os (as) educadores(as). As palavras do referido professor
apontam inúmeros desafios para a profissão docente, ajudando na reflexão
permanente sobre a densidade e a importância de ser educador(a) na atualidade.

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Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da Prefeitura Municipal de Pelotas

Iana Gomes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Faculdade de Educação
da UFRGS.

Marisel Valério Porto, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal
de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

VICENTE, M. de A.; DE LIMA, I. G.; PORTO, M. V. TRABALHO DOCENTE E DESAFIOS NA ATUALIDADE: ENTREVISTA COM ÁLVARO MOREIRA HYPOLITO1. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 183–201, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p183-201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7176. Acesso em: 28 mar. 2024.