AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57

Palavras-chave:

Avaliação, Acreditação, Internacionalização da educação superior

Resumo

A garantia de qualidade da educação superior tem se tornado uma das principais
políticas públicas tanto na esfera nacional quanto internacional. Muitas vezes
associada ao desenvolvimento econômico e à empregabilidade, a formação de
nível superior é cercada de expectativas dos mais diversos setores da sociedade
que esperam que atenda a certos requisitos entendidos como indicadores de sua
qualidade. Assim, este artigo objetiva discutir alguns dos principais elementos
referentes à avaliação e à acreditação e o papel que exercem em contextos de
promoção da qualidade e da internacionalização da educação superior. Para
tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, são abordados temas como qualidade
e pertinência, acreditação e certificação de qualidade para, por fim, serem
apresentados alguns modelos de acreditação em âmbito internacional. Concluise
que a ascensão da acreditação está relacionada à flexibilização de fronteiras
e às demandas de mobilidade da academia e do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella de Camargo Hizume, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, V. de P.; CATANI, A. M. Algumas características das políticas de acreditação e avaliação da educação superior da Colômbia: interfaces com o Brasil. Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, nov. 2009.

CAILLÓN, A.; ROBLEDO, R. Procesos regionales en educación superior. El mecanismo de acreditación de carreras universitarias en el Mercosur. Reconocimiento regional de los títulos y de la calidad de la formación. Educación Superior y Sociedad, Caracas, ano 14, n. 1, p. 73-98, 2009.

CENTRO INTERUNIVERSITARIO DE DESARROLLO (CINDA). Sobre nosotros. Universidades miembros. Disponível em: https://cinda.cl/sobre-nosotros/universidades-miembros/. Acesso em: 3 maio 2019.

COLUMBUS. Universidades miembros. Disponível em: https://www.columbus-web.org/es/quienes-somos/universidades-miembros.html. Acesso em: 3 maio 2019.

CONSEJO SUPERIOR UNIVERSITARIO CENTROAMERICANO (CSUCA). Miembros. Disponível em: http://www.csuca.org/index.php/business/universidades-miembros. Acesso em: 3 maio 2019.

DAMME, D. V. Trends and models in international quality assurance and accreditation in higher education in relation to trade in education services. Washington: OCDE, 2002.

DIAS SOBRINHO, J. Acreditação da educação superior. Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15305:seminario-internacional-de-avaliacao-da-educacao-superior-2008&catid=323:orgaos-vinculados&Itemid=1075. Acesso em: 25 maio 2010.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação da educação superior, regulação e emancipação. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. (org.) Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Florianópolis: Insular, 2003. p. 35-52.

DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado. Sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

DIAS SOBRINHO, J. Qualidade e garantia de qualidade: acreditação da educação superior. In: ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. (org.) Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2011. p. 17- 41.

EUROPEAN COMMISSION. International Cooperation and Development. Buiding partnerships for change in development countries. Latin America - Erasmus Mundus and Erasmus+: Partnership in higher education. Disponível em: https://ec.europa.eu/europeaid/regions/latin-america/erasmus-mundus_en. Acesso em: 3 maio 2019.

FITZPATRICK, J. L.; SANDERS, J. R.; WORTHEN, B. R. Avaliação de programas. São Paulo: Gente/Edusp, 2004.

GUADILLA, C. G. Introducción: ¿Se desestabiliza la noción “bien público” de la Educación Superior? In: GUADILLA, C. G. et al (coord.). El difícil equilibrio: la educación superior entre bien público y comercio de servicios. Implicaciones del AGCS (GATS). París/Cuenca/España: Edit. Columbus/Universidad de Castilla-La Mancha, 2004. p. 4-9.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (IOS). About us. Disponível em: http://www.iso.org/iso/home/about.htm. Acesso em: 13 mar. 2013.

LAMARRA, N. F. Hacia la convergencia de los sistemas de educación superior en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 35, p. 39-71, mayo-agosto 2004.

MÁRQUEZ, A. D.; MARQUINA, M. Evaluación, acreditación, reconocimiento de títulos y habilitación. Enfoque comparado. Buenos Aires: Coneau, 1998. (Série Informes).

MEDAUAR, O. Direito administrativo moderno. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

NEAVE, G. Educación superior: historia y política. Estudios comparativos sobre la universidad contemporánea. Barcelona: Gedisa, 2001.

RAMA, C. La tendencia a la internacionalización de la educación superior. In: LAMARRA, N. F. (org.) Universidad, sociedad e innovación. Una perspectiva internacional. Caseros: Universidad Nacional Tres de Febrero, 2009. p. 43-56.

RASETTI, C. P. Cuestiones teóricas y metodológicas de evaluación u acreditación. In: CURSO LATINOAMERICANO DE POLÍTICAS PUBLICAS Y EVALUACIÓN PARA LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 2009, Foz de Iguazú. Anais [...]. Foz de Iguazú: Universidad Federal de la Integración latinoamericana (UNILA), 2009. Disponível em: http://ead.pti.org.br/unila/course/view.php?id=7. Acesso em: 26 out. 2009.

RED IBEROAMERICANA PARA EL ASEGURAMIENTO DE LA CALIDAD EM LA EDUCACIÓN SUPERIOR (RIACES). Miembros. Disponível em: http://www.riaces.org/v1/index.php/institucional/miembros. Acesso em: 3 maio 2019.

RISTOFF, D. Algumas definições de avaliação. In: DIAS SOBRINHO, J.; RISTOFF, D. (org.) Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Florianópolis: Insular, 2003. p. 21-33.

ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. Avaliação, agências e especialistas: padrões oficiais de qualidade da educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 65, p. 729-752, out./dez. 2009.

SIUFI, G. Cooperación internacional e internacionalización de la educación superior. Educación Superior y Sociedad, Año 14, n. 1, p. 121-145, 2009.

STUBRIN, A. Los mecanismos nacionales de garantía pública de calidad en el marco de la internacionalización de la educación superior. Avaliação – Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, v. 10, n. 4, p. 9-22, 2005.

TEODORO, A. A educação em tempos de globalização neoliberal. Os novos modos de regulação das políticas educacionais. Brasília, DF: Líber Livro, 2011.

THEILER, J. C. Internationalization of higher education in Argentina. In: DE WIT, H. et al (ed.). Higher Education in Latin America – the international dimension. Washington D.C.: The World Bank, 2005. p. 71-110.

TORRES, C. A. La educación superior en tiempos de la globalización neoliberal. In: LAMARRA, N. F. (org.). Universidad, sociedad e innovación. Una perspectiva internacional. Caseros: Universidad Nacional Tres de Febrero, 2009. p. 25-42.

TUNNERMANN, C. Pertinencia y calidad en la educación superior. In: LAMARRA, N. F. (org.). Universidad, sociedad e innovación. Una perspectiva internacional. Caseros: Universidad Nacional Tres de Febrero, 2009. p. 268-291.

UNITED STATES TRADE REPRESENTATIVE (USTR). North American free trade agreement. Disponível em: http://www.ustr.gov/trade-agreements/free-trade-agreements/north-american-free-trade-agreement-nafta. Acesso em: 15 maio 2013.

VERHAINE, R. E.; FREITAS, A. A. da S. M. de. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, SP, v 3, n. 7, p. 16-39, 2012.

VIEBRANTZ, R.; MOROSINI, M. C. Qualidade e educação superior: a norma de qualidade para aprendizagem, educação e formação: ISO/IEC 19796-1. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 277-285, set./dez. 2009.

VILLANUEVA, E. F. Acreditación universitaria: confianza y legitimidad. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid/Buenos Aires, n. 57, p. 53-70, set./dez. 2011.

Publicado

2019-08-31

Como Citar

HIZUME, G. de C. AVALIAÇÃO, ACREDITAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INTERFACE E TENDÊNCIAS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 43–57, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7170. Acesso em: 24 abr. 2024.