RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42

Palavras-chave:

Rankings, Mídia, Avaliação da educação superior

Resumo

Neste artigo analisamos os limites da utilização de rankings para construir
argumentações em defesa da universidade pública brasileira frente às tentativas
de desqualificá-la. Objetivamos responder as seguintes questões: quais são os
principais rankings veiculados e quais indicadores compõem as suas respectivas
métricas? Quais são os limites dessas tabelas classificatórias apontados pela
literatura acadêmica e pelos meios de comunicação? De que maneira, nos
discursos midiáticos, são utilizados os resultados dos rankings para defender/
atacar a universidade pública? Que argumentações são utilizadas? Neste
contexto resulta preocupante o fato de o atual governo sequer considerar, em
suas decisões e proposições, os informes, embora parciais e imprecisos, sobre a
posição das universidades brasileiras nos rankings. Em termos metodológicos,
utilizamos a análise da métrica de dois reconhecidos rankings internacionais e
matérias jornalísticas, relacionadas ao tema, publicadas no ano de 2019.

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Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Pós Doutoranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor Aposentado/Voluntário do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maria Lourdes Almeida Pinto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente Pesquisadora do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC- SC) na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

THIENGO, L. C.; BIANCHETTI, L.; ALMEIDA PINTO, M. L. RANKINGS: ESTRATÉGIA DE DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 55, p. 28–42, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p28-42. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7167. Acesso em: 19 abr. 2024.