PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO - A BUSCA DE UM DESEJO-

Autores

  • Cipriano Carlos Luckesi Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25p

Resumo

O ser humano age em função de algum resultado, seja ele econômico, material, político, amoroso, ou ate simplesmnte o prazer de viver o momento que se vive. Ou seja, age para suprir uma carência. A finalidade que preside o agir, no geral, não necessariamente será consciente; poderá ser explicita ou implicita, consciente ou inconsciente. Uma ação pteidida por desejos inconscientes pode chegar a termos satisfatórios, mas por caminhos que ainda não são claros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cipriano Carlos Luckesi, Universidade Federal da Bahia - UFBA

É Licenciado em Filosofia pelo Institudo de Filosofia e Ciêcias Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Professor aposentado da Faculdade de Filosofia, da Universidade Federal da Bahia, onde foi professor do Departamento de Filosofia, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófico na América Latina, Leitura do Texto Filosófico. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e doutorado), na Faculdade de Educação/UFBA, 1985-2010, ministrando aulas, orientando mestrandos e doutorandos em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e teses. Seu atual campo de atuação atinge os seguintes temas: filosofia da educação, teoria do ensino, didática, educação e ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar (tema no qual, ao longo do tempo, tornou-se um especialista). Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, ensinando Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia da Pesquisa, entre os anos de 1976 a 1994. Tem 14 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas.

Como Citar

LUCKESI, C. C. PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO - A BUSCA DE UM DESEJO-. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/657. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos