ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO

Autores

  • Cristina Maria d'Avila Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25p

Resumo

Ensinar e aprender, desde os gregos, são uma unidade designada por um único radical:"Mantheno". Assim, constituem-se coo polo indissociáveis d uma única práxis. a práxis pedagógica.Não há, pois, dicotomia possível entre o ato de ensinar e aprender.

  O ensino participa da natureza do fenomen educativo, embora a educação não se reduza a esse aspecto. o seu objetivo consiste na "identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos individuos da especie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mas adequadas para atingir esse objetivo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Maria d'Avila Teixeira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Cristina Maria DÁvila Teixeira, graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de formação docente (2007). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Bahia e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. É pesquisadora associada do CRIE - Sherbrooke - Canadá (Centre de recherche sur lintervention éducative) e CRIFPE - Montreal - Canadá (Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante). Publicou seis livros, um como autora principal na área educacional, um livro de literatura infantil e outros em co-autoria . Organizou duas outras coletâneas. Publicou 15 artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui 3 processos ou técnicas e outros 24 itens de produção técnica. Participou de mais de 60 eventos no exterior e no Brasil. Orientou 15 dissertações de mestrado na área de Educação. Orientou 03 teses de doutorado e várias monografias em curso de especialização e na graduação. Em 2003 coordenou 1 projeto de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Educação superior, Didática, Prática Pedagógica, formação de professores e ludicidade. Coordena o Grupo de Estudos e pesquisas em Educação e Ludicidade, pelo Programa de pós-graduação em Educação da UFBA. Em suas atividades profissionais interagiu com 17 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Prática pedagógica, Mediação docente, Formação de professores, Docência na educação superior, livro didático, formação continua, Tecnologias da informação e da comunicação, Educação à distância e Material didático.

Como Citar

TEIXEIRA, C. M. d’Avila. ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos