A EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso

Autores

  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo
  • Caroline da Silva Furini Universidade de Passo Fundo
  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p251-270

Palavras-chave:

Equilibração majorante, Programação de computadores, Berçário de hackers, ScratchJr

Resumo

A programação de computadores é uma competência técnica com potencial para o desenvolvimento cognitivo humano. Nesse sentido, é fundamental que seja explorada sua aplicabilidade no contexto da educação infantil, tema raro na produção científica na área de Educação. Assim, o estudo objetivou identificar a relação entre o conceito de equilibração majorante de Piaget com as atividades de programação de computadores realizadas por crianças da educação infantil participantes do Projeto Berçário de Hackers. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, envolvendo observação participante nas oficinas e videogravações. O trabalho de campo foi desenvolvido com 19 crianças de cinco e seis anos, sendo selecionados dois estudantes para uma análise mais detida. Os resultados apontam para a presença de indícios de equilibração majorante, manifestada
em regulações ativas e automáticas.

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Biografia do Autor

Adriano Canabarro Teixeira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutor em Educação
pela UFRGS. Atua como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital, ambos da Universidade de Passo Fundo (UPF)

Caroline da Silva Furini, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Flávia Eloisa Caimi, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular da Universidade de
Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (Gespe/UPF)) e membro do Grupo Oficinas de
História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

TEIXEIRA, A. C.; FURINI, C. da S.; CAIMI, F. E. A EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE EM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo de caso. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 251–270, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p251-270. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5686. Acesso em: 28 mar. 2024.