REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO:TERCEIRA VIA, NOVO DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Vera Mria Vidal Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Maria Raquel Caetano Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as conexões entre o público e o privado, enfocando o contexto da relação entre o diagnóstico neoliberal, incorporado pela Terceira Via, o qual aponta o Estado como “culpado” pela crise. Além disso, visaà discussão das estratégias que propõem o deslocamento da execução das políticas sociais do Estado para a sociedade, e o que fica como propriedade do Estado adquire a orientação do mercado, considerado parâmetro de eficiência. O texto apresenta também um debate acerca das redefinições ocorridas no papel do Estado e do contexto atual de mudanças nas configurações entre o público e o privado, evidenciado na gestão pública, apontando o caso do Instituto Ayrton Senna como exemplo da materialização dessa proposta de uma parceria entre o setor público e o terceiro setor.

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Biografia do Autor

Vera Mria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do CNPQ.

Maria Raquel Caetano, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o grupo de pesquisa da Prof.ª Vera Maria Vidal Peroni. Professora na área de políticas e gestão da educação e formação de professores nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

 

 

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Como Citar

PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R. REDEFINIÇÕES NO PAPEL DO ESTADO:TERCEIRA VIA, NOVO DESENVOLVIMENTISMO E AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/497. Acesso em: 28 mar. 2024.