APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO EM CRECHE: REPRESENTATIVIDADE E SIGNIFICADO ATRIBUÍDO A DIMENSÕES DA PEDAGOGIA

Autores

  • Sara Barros Araújo InstitutoPolitécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p29-44

Palavras-chave:

Creche, Estágio, Aprendizagem profissional, Dimensões pedagógicas

Resumo

A formação profissional de educadores(as) de infância para o trabalho em creche tem sido reconhecida como influente na qualificação destes serviços, embora seja frequentemente caracterizada como insuficiente e/ou desajustada às necessidades associadas ao perfil e respetivas funções profissionais. O presente estudo situase na formação inicial de educadores(as) de infância, pretendendo analisar a representatividade e significado atribuído a dimensões pedagógicas na aprendizagem profissional no âmbito do estágio em creche. Dados oriundos de 41 relatórios de estágio foram sujeitos a análise dedutiva, com base em dimensões da pedagogia identificadas na literatura. Os resultados evidenciaram seis dimensões com maior representatividade e significado nos relatos das estagiárias: experimentação de atividades [propostas pelo adulto], observação da criança e dos seus contextos proximais, organização de espaços e materiais, organização do tempo, interação adulto-criança e envolvimento das famílias. Adiantam-se algumas implicações ao nível dos processos de formação, com incidência na experiência formativa em contexto de estágio em creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Barros Araújo, InstitutoPolitécnico do Porto

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (UM). Professora da Escola Superior de Educação do Instituto
Politécnico do Porto

Referências

ANDERSSON, Bengt-Erik. Effects of public day-care: a longitudinal study. Child Development, Ann Arbor, MI, v. 60, n. 4, p. 857-866, 1989.

______. Effects of day-care on cognitive and socioemotional competence of thirteen-year-old Swedish school children. Child Development, Ann Arbor, MI, v. 63, n. 1, p. 20-36, 1992.

ARAÚJO, Sara Barros. Researching change: a praxeological case study on toddlers’ educational contexts. European Early Childhood Education Research Journal, Birmingham, v. 20, n. 4, p. 505-517, 2012.

ARAÚJO, Sara Barros; MONTEIRO, Tânia. Pedagogias explícitas em creche: relato de uma investigação-ação em contexto português. Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, p. 66-77, 2017.

BARBOSA, Maria Cármen; QUADROS, Vanessa. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em Aberto, Brasília, DF, v. 30, n. 100, p. 45-70, 2017.

BECK, Lisa. Fieldwork with infants: what preservice teachers can learn from taking care of babies. Journal of Early Childhood Teacher Education, Philadelphia, PA, v. 34, n. 1, p. 7-22, 2013.

BURCHINAL, Margaret. Et al. Early intervention and mediating processes in cognitive performance of children of low-income African American families. Child Development, Ann Arbor, MI, v. 68, n. 5, p. 935-954, 1997.

CHU, Marilyn. What’s missing in most of our early childhood degrees? focusing more deeply on relationships and learning with infants, toddlers, and their families. Journal of Early Childhood Teacher Education, Philadelphia, PA, v. 37, n. 4, p. 264-281, 2016.

CARDOSO, Maria da Graça Santos Bandola. Criando contextos de qualidade em creche: ludicidade e aprendizagem. 2012. 350 f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) – Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2012.

COELHO, Ana Maria Sarmento. Educação e cuidados em creche: conceptualizações de um grupo de educadoras. 2005. 490 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2005.

CRAVEIRO, Clara. Escutando educadoras de infância de creche. In: EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS 0 AOS 3 ANOS, 2010, Lisboa. Anais… Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2011. p. 93-106.

DALRYMPLE, Roger; KEMP, Chris; SMITH, Patrick. Characterising workbased learning as a triadic learning endeavour. Journal of Further and Higher Education, Abingdon, v. 38, n. 1, p. 75-89, 2014.

DE HAAN, Dorian; SINGER, Elly. “Use your words”: a sociocultural approach to the teacher’s role in the transition from physical to verbal strategies of resolving peer conflicts among toddlers. Journal of Early Childhood Research, v. 1, n. 1, p. 95-109, 2003.

ELFER, Peter; GOLDSCHMIED, Elinor; SELLECK, Dorothy. Key persons in the nursery: building relationships for quality provision. London: David Fulton Publishers, 2003.

EUROPEAN COMMISSION/EACEA/EURYDICE/EUROSTAT. Key data on early childhood education and care in Europe. 2014 Edition. Eurydice and Eurostat Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2014. Disponível em:

<http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/key_data_series/166EN.pdf>. Acesso em: 08 dez. 2017.

GANDINI, Lella. Reggio Emilia: experiencing life in an infant-toddler center – interview with Cristina Bondavalli. In: GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn (Ed.). Bambini: the Italian approach to infant/toddler care. New York, NY: Teachers College Press, 2001. p. 56-66.

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. People under three: young children in day care. London: Routledge, 1994.

______. People under three: young children in day care. 2nd ed. London: Routledge, 2004.

HARRISON, Linda; UNGERER, Judy. Child care predictors of infant-mother attachment security at age 12 months. Early Child Development and Care, v. 137, n. 1, p. 31-46, 1997.

HIGH/SCOPE EDUCATIONAL RESEARCH FOUNDATION. It’s mine! responding to problems and conflicts (video – The Tender Care Infant-Toddler Series). Ypsilanti, MI: High/Scope, 2003.

LOIZOU, Eleni; RECCHIA, Susan. In-service infant teachers re-envision their practice through a professional development program. Early Education and Development, v. 9, n. 1, p. 91-103, 2018.

LOVE, John. Et al. Child care quality matters: how conclusions may vary with context. Child Development, Ann Arbor, MI, v. 74, n. 4, p. 1021-1033, 2003.

LUCAS, Margarida. A reconstrução da pedagogia em creche: um estudo de caso. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância) – Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2006.

MALAGUZZI, Loris. History, ideas and basic philosophy: an interview with Lella Gandini. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Eds.). The hundred languages of children: the Reggio Emilia approach – advanced reflections. 2nd ed. Greenwich, CT: Ablex Publishing Corporation, 1998. p. 49-97.

MAJEM, Tere; ÒDENA, Pepa. Descubrir jugando. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2001.

MINISTÉRIO DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL. Carta Social – rede de serviços e equipamentos: relatório 2015. Disponível em: <http://www.cartasocial.pt/pdf/csocial2015.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.

THE NATIONAL INSTITUTE OF CHILD HEALTH AND HUMAN DEVELOPMENT (NICHD). Nonmaternal care and family factors in early development: an overview of the NICHD Study of Early Child Care. Applied Developmental Psychology, v. 22, n. 5, p. 457-492, 2001.

______. Child-care effect sizes for the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. American Psychologist, v. 61, n. 2, p. 99-116, 2006.

OBERHUEMER, Pamela; SCHREYER, Inge (Eds.). Workforce profiles in systems of early childhood education and care in Europe. Munich: State Institute of Early Childhood Research/Federal Ministry for Family Affairs, Senior Citizens, Women and Youth, 2017. Disponível em: < http://www.seepro.eu/English/Home.htm >. Acesso em: 08 dez. 2017.

OBERHUEMER, Pamela; SCHREYER, Inge; NEUMAN, Michelle. Professionals in early childhood education and care systems: European profiles and perspectives. Farmington Hills: Barbara Budrich Publishers, 2010.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Starting strong II: early childhood education and care. Paris: OECD Publishing, 2006.

______. Starting strong 2017: key OECD indicators on early childhood education and care. Paris: OECD Publishing, 2017.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma praxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 13-36.

______. Educação das crianças até aos 3 anos – algumas lições da investigação. In: EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS DOS 0 AOS 3 ANOS, 2010, Lisboa. Anais… Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2011. p. 61-91.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; ARAÚJO, Sara Barros. Early education for diversity: starting from birth. European Early Childhood Education Research Journal, v. 19, n. 2, p. 221-233, 2011.

______. Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto: Porto Editora, 2018.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspetiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2012.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júia; ARAÚJO, Sara Barros; COSTA, Hélia. Pedagogical attunement: documenting toddlers’ learning. In: FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine (Ed.). Assessment and evaluation for transformation in early childhood. Abingdon: Routledge, 2016. p. 168-180.

PINAZZA, Mônica Appezzato. The right of young children to well-being: a case study of a crèche in Portugal. European Early Childhood Education Research Journal, Birmingham, v. 20, n. 4, p. 577-590, 2012.

PORTUGAL. Portaria nº 262, de 31 de agosto de 2011. Estabelece as normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento da creche. Diário da República, n. 167, 1.ª Série, p. 4338-4343, ag., 2011. Disponível em: <http://www.seg-social.pt/documents/10152/148627/P_262_2011/cdd39e6e-3de4-4503-8856-2263a72f8d17>. Acesso em: 09 dez. 2017.

______. Decreto-Lei n. 79, de 14 de maio de 2014. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Diário da República, n. 92, Série I, p. 2819-2828, jun., 2014. Disponível em: <https://dre.pt/application/file/a/25344968>. Acesso em: 08 dez. 2017.

POST, Jacalyn; HOHMANN, Mary; EPSTEIN, Ann. Tender care and early learning: supporting infants and toddlers in child care settings. 2nd ed. Ypsilanti, MI: HighScope Press, 2011.

RECCHIA, Susan; LOIZOU, Eleni. Becoming an infant caregiver: three profiles of personal and professional growth. Journal of Research in Childhood Education, v. 16, n. 2, p. 133-147, 2002.

RECCHIA, Susan; SHIN, Minsun. ‘Baby teachers’: how pre‐service early childhood students transform their conceptions of teaching and learning through an infant practicum. Early Years, v. 30, n. 2, p. 135-145, 2010.

RECCHIA, Susan; LEE, Seung Yeon; SHIN, Minsun. Preparing early childhood professionals for relationship-based work with infants. Journal of Early Childhood Teacher Education, Philadelphia, PA, v. 36, n. 2, p. 100-123, 2015.

SINGER, Elly. The logic of young children’s (nonverbal) behaviour. European Early Childhood Education Research Journal, v. 10, n. 1, p. 55-65, 2002.

SINGER, Elly; DE HAAN, Dorian. Social lives of young children: play, conflict and moral learning in day-care groups. Amsterdam: B. V. Uitgeverij SWP, 2007.

SINGER, Elly; HÄNNIKÄINEN, Maritta. The teacher’s role in territorial conflicts of 2-to 3-year old children. Journal of Research in Early Childhood, v. 17, n. 1, p. 5-18, 2002.

SOUSA, Joana Catarina de. Formação em contexto: um estudo de caso praxiológico. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação de Infância) – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2016.

WHITE, Jayne. Et al. First-year practicum experiences for preservice early childhood education teachers working with birth-to-3-year-olds: an Australasian experience. Journal of Early Childhood Teacher Education, v. 37, n. 4, p. 282-300, 2016.

Publicado

2018-04-27

Como Citar

ARAÚJO, S. B. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NO ESTÁGIO EM CRECHE: REPRESENTATIVIDADE E SIGNIFICADO ATRIBUÍDO A DIMENSÕES DA PEDAGOGIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 51, p. 29–44, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n51.p29-44. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4965. Acesso em: 28 mar. 2024.