APRESENTAÇÃO

Autores

  • ANTONIO AMORIM Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • IVAN LUIZ NOVAES Universidade do Estado da BAhia-UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Resumo

A Revista da FAEEBA, periódico temático do Departamento de Educação – Campus I da Uneb dedica este número, trinta e oito, ao tema “Gestão Educacional e Escolar”.Bom para os interessados em refletir sobre um tema que vem se consti-tuindo de suma importância para os desígnios da educação brasileira e mundial. Entre aqueles que certamente colherão boas reflexões acadêmicas a partir dos artigos aqui publica-dos, incluem-se especialmente gestores das redes públicas de ensino, professores, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos dos diversos programas de pós-graduação.

Os artigos que integram este número foram submetidos previamente ao olhar de especialistas em gestão educacio-nal e aos rigorosos critérios que qualificam este periódico. As reflexões sobre a gestão nos diversos níveis de ensino, isto é, da educação básica ao ensino superior, lançadas pelos autores, consagram a relevância e as contribuições para outros estudos e pesquisas nesse campo. A gestão educaci-onal vem se tornando um campo estratégico para a viabili-dade das políticas públicas destinadas a educação, sobretu-do para o êxito das escolas públicas. Os diversos planos, programas, projetos e ações governamentais passaram a requerer uma expertise para desenvolvimento desse campo do conhecimento.

Os artigos que compõem este número descrevem, exploram e analisam a gestão educacional sob várias óticas, enrique-cendo a reflexão a cerca de um campo de estudos e pesqui-sas com o qual não se pode prescindir. De outra parte, fazem emergir paradoxos, dilemas e perspectivas inerentes à relação entre a gestão e a educação no Brasil e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIO AMORIM, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nove de Julho (1990), graduação em Formação Especial em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado da Bahia

IVAN LUIZ NOVAES, Universidade do Estado da BAhia-UNEB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutor em Educação pela Université de Sherbrooke (2004) -Canada. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC). Professor do Departamento de Educação Campus I e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores - NUGEF.

Como Citar

AMORIM, A.; NOVAES, I. L. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/491. Acesso em: 19 abr. 2024.