APRESENTAÇÃO

Autores

  • Admilson Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Luciene Maria da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sandra Regina Rosa Farias Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p15-18

Resumo

Distintas formas de diferenças individuais e culturais vêm sendo gradual-mente incorporadas aos espaços públicos de convivência, pautadas no princípio que busca garantir a todos a oportunidade de participação social como um direito humano, mesmo considerando as tensões sociais existen-tes para tal realização. O reconhecimento da necessária partilha do que é concebido como público é fundamental para o exercício da cidadania, sobre- tudo dos que historicamente foram colocados à margem das relações sociais, impedindo-lhes de se apropriarem, de forma espontânea, do que a cultura pode oferecer. Ter como propósito a inclusão social, pensando nas pessoas com deficiência, requer uma ação ampliada, para além da nstituição educacional, a fim de destituir obstáculos derivados de atitudes e do meio ambiente que dificultam ou impedem a participação na sociedade. A legis-lação brasileira e os documentos internacionais aos quais o Brasil é signa-tário contemplam recomendações pertinentes à acessibilidade, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 186/2008), em conformi-dade com a concepção de deficiência que evidencia uma situação de des-vantagens em razão das barreiras e ambientes hostis e impeditivos para a independência das pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Admilson Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado da Universidade Federal da Bahia
(UFBA). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educação Física e Esporte Adaptado da Universidade Estadual de Feira de Santana (NEFEA/UEFS).

Luciene Maria da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Titular da Universidade do
Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB).

Sandra Regina Rosa Farias, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia
(UNEB). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade & Arte (GA&A/UNEB). Membro do grupo de
Pesquisa Tradução, Mídia e Audiodescrição (TRAMAD/ UFBA).

Publicado

2017-12-22

Como Citar

SANTOS, A.; SILVA, L. M. da; FARIAS, S. R. R. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 26, n. 50, p. 15–18, 2017. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p15-18. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4258. Acesso em: 24 abr. 2024.